sábado, 13 de novembro de 2010

O PAPEL DA IMPRENSA

Durante as últimas eleições muito se discutiu sobre o papel da imprensa.
O governo e seu partido atacaram duramente os órgãos de imprensa que publicaram artigos contra os seus interesses.
Isso tudo, aliada a uma onda intervencionista, notadamente nas republiquetas latino americanas,deixou a imprensa nacional muito angustiada quanto ao seu destino. Exceto é claro os conhecidos e notórios CHAPAS BRANCAS.
A imprensa não tem qualquer obrigação de ser neutra. Ela pode sim ter seu partido, sua ideologia, enfim, seu lado político. Por outro lado, se não precisa ser neutra, há de ser, porém, imparcial ao dar as notícias.
Assim como os magistrados devem ganhar bem para que as angústias econômicas não prejudiquem as suas decisões ou seus julgados, a imprensa não pode depender financeiramente do governo.
Se existisse no Brasil algum jornal que dependesse de empréstimos governamentais para sobreviver - sorte é que não - não seria imparcial o suficiente.
Por outro lado, os colunistas e articulistas que assinam seus trabalhos em jornais, revistas e outros periódicos não tem qualquer necessidade de neutralidade, muito menos de imparcialidade.
Assim como quem escreve sobre futebol sempre tem um clube de sua preferência, quem gosta de política sempre tem um pé num partido ou, pelo menos, uma linha ideológica.
Veja meu exemplo, sou, evidentemente um conservador, se olharmos sob o ponto de vista da economia política, um capitalista, não exatamente na linha de Adam Smith, deixai fazer, deixai passar, mas dentro de uma preocupação social, quase uma social-democracia. Nesta minha linha,não há qualquer partido no Brasil, e, seu houvesse, seus partidários não lotariam uma Kombi.
Quem gosta de ler o que escrevo acessa o blog e lê, quem não gosta também pode ler para saber o que os adversários estão pensando, pois é aí que se aprende muita coisa, ou seja, na adversidade.
As pessoas não se dão conta que qualquer leitura há de ser crítica. Não se pode acreditar em tudo o que está escrito em letra de imprensa.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS