quinta-feira, 11 de novembro de 2010

RÉS DO CHÃO

Tenho todos os livros de Monteiro Lobato, e li a maioria. É uma obra muito boa.
ML era um homem de esquerda, sendo o seu trabalho pela democracia reconhecido por todos.
Agora, resolveram censurar Lobato nas escolas, sob a alegação que algumas de suas histórias teriam o caráter racista.
Tecnicamente chama-se releitura da obra do renomado escritor.
Tudo vem na onda do chamado "politicamente correto".
Nesta linha, deveríamos também censurar Miguel De Cervantes, pois em D.Quixote ele apresenta o Cavaleiro da Triste Figura como um palhaço sonhador, que oprime seu pretenso escudeiro Sancho Pança.
Não dá, não é por outra razão que a nossa educação está na rés do chão.
(Parênteses: no momento em que escrevi este texto, fui levantar para conferir a grafia de uma palavra, creio que "rés", tropecei num fio e me esborrachei no chão, ou seja, fui mesmo ao "rés do chão". Maravilha!Daí que o título inicial que era NA DEFESA DE MONTEIRO LOBATO, foi substituido por RÉS DO CHÃO.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS