sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ALGUMAS LINHAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL

Nos últimos anos,  somos massacrados por avalanches de opiniões científicas e pseudocientíficas que acusam estarmos dentro de um aquecimento global. O enorme calor nos últimos dias em Porto Alegre tem dado alimentos à esta tese. Os que comungam desta idéia não ligam se paralelamente ao calor de Poa a Europa enfrente frios de -17 graus Celsius.
Faço parte dos que entendem que o aquecimento das águas dos oceanos se dá em função de ciclos que a Terra enfrenta e não por ação do homem. Não acredito que todas as bobagens feitas pelo bicho homem contra a natureza tenham  esta força para agir no clima com tal intensidade.
Isso não exclui os prejuízos aos rios e mares resultantes da poluição, esta sim evidentemente existente e que poderá nos dar dor de cabeça, mas de outra ordem, tais como escassez da água potável, por exemplo.
Também as manchetes dos últimos dias acusam que a população mundial romperá a barreira dos 7 bilhões de criaturas. A verdade é que este contingente está acumulado nas grandes metrópoles mundiais, estando ainda o planeta vazio. Basta uma viagem de avião para ver que a parte habitada pelo homem é muito pequena.  Mesmo em continentes de população mais antiga,  como a Europa e Ásia, as largas extensões de terra sem qualquer ser vivo homem são a grande maioria.
De outra banda, não acho de todo mau este tipo de alarde, pois ele previne muita coisa, e deixa as pessoas, no mínimo constrangidas de atacar a natureza. Esta lição aprendi com o saudoso José Lutzberger, que não poupava porrada nos porcalhões. O trabalho do Alemão resultou numa consciência ecológica razoável que temos por estas paragens.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS