quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ALCÉIAS E MEMÉIAS

Quando menino adorava ler gibis. Para quem não sabe gibi é uma revista em quadrinhos, mesclando textos com figuras desenhadas. A maioria dos pais não deixavam os filhos ler este tipo de revista, pois diziam que nada acrescentavam em termos culturais. Estavam evidentemente errados, pois quem se cria lendo revistas mais tarde procurará ler outras coisas.
Os gibis mais famosos foram os do Walt Disney, incluindo Mickey Mouse, Pato Donald, Tio Patinhas e outros. Um dos meus preferidos era a Luluzinha. Ela era uma personagem bem diferente, nada tinha de feminino, exceto gostar do Bolinha, outro personagem, que por sua vez gostava da Glória, que não dava a mínima para ele, pois esticava o olho para o Plínio, um menino rico e chato.
A Luluzinha costumava sonhar com uma dupla de bruxas. A mais velha, Alcéia, era uma bruxa comum, alta e magra, com nariz adunco, a mais nova, Meméia, era baixinha, mas tão malvada quanto à primeira. As duas costumavam humilhar uma menina pobre representada pela própria Luluzinha. Geralmente quando a coisa estava muito preta para o lado da menina a Lulu acordava, terminando com o sofrimento da garota.
De lá para cá, as coisas mudaram pouco, pois as Alcéias e Meméias continuam a atazanar a vida das meninas pobres: a diferença é que não existe uma Luluzinha para despertar e acabar com pesadelo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS