quarta-feira, 12 de novembro de 2008

PONTAL DO ESTALEIRO SÓ

O Rio Grande do Sul em auréos tempos tinha dois estaleiros (fábricas e oficinas de navios): o Só e o Mabilde. Depois o nosso estado foi diminuindo de importância, perdendo inúmeras fábricas e empresas comerciais, e acabou perdendo também os dois estaleiros.
O Estaleiro Só ficava ali ao final da Avenida Padre Cacique, quase no Hipódromo do Cristal. A área está abandonada, com os prédios em ruínas.
O imóvel foi arrematado por uma empresa, a qual apresentou um grande projeto, muito moderno ao nível dos grandes empreendimentos que existem nos país mais adiantados, como EUA, FRANCA, INGLATERRA, ITÁLIA, e nos emergentes como Argentina e México.
O normal seria o contra dos ECOCHATOS, o que evidentemente era de se esperar, o que eu não imaginava era o contra dos arquitetos, e o pessoal da área cultural.
Os ECOCHATOS estão preocupados com a repercusão no meio ambiente. Não estão preocupados que todo o esgoto da grande Porto Alegre, resíduos industrias e outras porcarias sejam jogados no nosso rio. Para tanto não fazem qualquer tipo de movimento.
Não se preocupam se o chamado Arroio Ipiranga continue uma cloaca a céu aberto.
Não querem é que seja construída uma coisa decente ali no área do estaleiro.
Estes mesmos motivos impedem até hoje de se ter um aproveitamento da área do porto da cidade, assim como os argentinos aproveitaram e transformaram o Porto Madero e os uruguaios o Porto de Montevideo.
Os arquichatos são contra o projeto pois contém prédios a serem construídos à beira-rio, mas foram a favor e deitaram elogios ao QUEIJO DE MINAS que fizeram na mesma zona em homenagem ao pintor gaúcho Iberê Camargo. Sabem por que não houve críticas? Elementar, meu caro Watson, o artista era de esquerda, e em nome dela tudo é possível.
Oscar Niemayer construiu um monstrengo pendurado num morro de Niterói e foi aplaudidíssimo pela sinistra nacional
Acho que Porto Alegre está fadada ao atraso mesmo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS