quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SAUDADE

Hoje que a mágoa me apunhala o seio,
E o coração me rasga atroz, imensa,
Eu a bendigo da descrença em meio,
Porque eu hoje só vivo da descrença.

À noute quando em funda soledade
Minh’alma se recolhe tristemente,
Pra iluminar-me a alma descontente,
Se acende o círio triste da Saudade.

E assim afeito às mágoas e ao tormento,
E à dor e ao sofrimento eterno efeito,
Para dar vida à dor e ao sofrimento,

Da Saudade na campa enegrecida
Guardo a lembrança que me sangra peito,
Mas que no entanto me alimenta a vida.

Augusto dos Anjos – 1901

Um de nossos maiores poetas, Augusto dos Anjos, nos apresenta a obra-prima acima com o título de Saudade.
O verdadeiro poeta nunca é alegre. Refoge de sua natureza o riso, pois o pranto é o seu melhor quintal. Assim como é estranho ao palhaço ser triste, também o é ao poeta ser visto sorrindo.
Vejo a saudade exatamente como o diz Augusto no soneto acima. A saudade sobressai na solidão (soledade), e a alma se insista e se recolhe tristemente. Mas, por outro lado, tal como diz ao final de peça, me alimenta a vida, ou seja é um fator de vida, ou razão de viver.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS