sábado, 22 de novembro de 2008

LEITURA OBRIGATÓRIA


Foi bom ler o Pais dos Petralhas de Reinaldo Azevedo no exterior, pois fiquei livre das influências nacionais, em especial a dos simpatizantes dos petralhas.
O problema é que a gente termina de ler o livro e fica com a sensação que o sujeito já disse tudo aquilo que a gente tinha vontade de dizer sobre os que ocuparam o Brasil nos últimos anos.
Ele conseguiu esgotar o tema, uma coisa que eu nunca imaginei que fosse possível.
Fiz questão de mandar um e-mail para o autor – Reinaldo Azevedo- dizendo exatamente isto.
Estou pensando em reler o livro, coisa que nunca faço. Para mim livro lido é livro fechado, salvo os livros próprios de consulta ou os de cabeceira.
Só um a palinha do livro para vocês sentirem o clima da visão do jornalista:
“A democracia no Brasil não morreu em 1964 porque a direita deu um golpe. Morreu porque não havia quem a defendesse, de lado nenhum. Um governante responsável não teria promovido ele próprio a subversão, como fez João Goulart, incentivado pelos nacionalistas bocós e pelos bocheviques tupiniquins, que imaginavam que ele pudesse ser o seu Kerenski. Não podia. Era ainda mais idiota. Deu no que deu.”
Pois os familiares do ex-presidente estão agora tentando fazer com que alguém lhes pague indenização. O alvo mais difícil é o governo americano. Eles tentam responsabilizar os EUA pela derrubada de Jango, o que certamente não vão conseguir exceto e tribunais internacionais sabidamente simpatizantes das causas de esquerda, mas que não tem qualquer poder coercitivo. Mais fácil será aqui no Brasil, onde certamente amealharão algumas centenas de milhares de reais, a exemplo de milhares de esquerdistas que já contaram com o beneplácito do governo Lula Lá para sacar contra a viúva.
Quem ainda não leu o Pais dos Petralhas, que o faça imediatamente, pois está perdendo o que há de melhor em termos de crítica política de boa qualidade e bom gosto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS