terça-feira, 4 de novembro de 2008

DATA ANIVERSÁRIA

Faltam alguns minutos para que eu entre no meu 56º ano de existência.
Nasci em 05 de novembro de 1952, na periferia de São Gabriel, num lugar chamado Bom Fim, na Rua Manuel Antonio de Macedo, num rancho com telhado de Santa Fé e chão batido. Foi assistido pela parteira dona Antonia que servia a todos naquele local, pois naquele tempo não tinha esta de nascer em hospital, era em casa mesmo.
Meu pai estava preso. Era inocente, como todo o preso, estava sendo processado pelo Exército por insubmisso. Para quem não sabe o que é isto: trata-se de um crime militar. O cidadão convocado para o serviço militar obrigatório não se apresenta na época própria. Acontece que o meu pai tinha se apresentado no devido tempo, mas a incorporação fora adiada. Passado algum tempo, fizeram a convocação pelo rádio, que naquele tempo só os ricos tinham. Resultado: meu pai se apresentou muito tempo depois, e foi preso.
Foi julgado, e, obviamente, absolvido. Mas quando eu nasci realmente ele estava preso. A notícia de meu nascimento chegou ao quartel, e logo aos ouvidos do oficial de dia, o qual num lindo e corajoso gesto, pois também era uma irregularidade, sujeita à punição para ele, deixou que o meu pai se ausentasse por algumas horas para ir me conhecer. Meu pai nunca disse se valeu à pena...
Menos de um ano depois, penso que no mês de setembro de 1953, aboletados numa Maria-Fumaça, sentados nos bancos duros da segunda classe, chegávamos meu pai com 21 anos, minha mãe com 15 anos, e eu com menos de ano, à mui Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre. Para quem gosta de matemática as idades dos três somadas não dava 37 anos. Naquele tempo, era uma aventura, como se fosse hoje ir para a Austrália.
Passados todos estes anos agradeço ao meu pai e minha mãe o gesto de coragem de ter buscado a cidade grande, numa linda luta, que tenho certeza pelos resultados, especialmente nas pessoas de seus filhos, eu que acompanhei tudo desde começo e minhas irmãs e meu irmão que vieram depois, que foi bem sucedida.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS