quarta-feira, 19 de novembro de 2008

HIPÓCRITAS

Descobri a palavra lendo na Bíblia: "não faça como os hipócritas que rezam de pé nas sinagogas." Segundo o dicionário Aurélio, hipócrita significa aquele que tem hipocrisia, e esta a afetação de uma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. Seria, em suma, uma falsa devoção.
Acontece que o vocábulo é utilizado para encobertar atitudes menos nobres.
É difícil introduzir o assunto, pelo que acho melhor citar um exemplo. Quando as pessoas são incitadas a se posicionar contra ou a favor do aborto, os abortistas em geral dizem que a atitude dos anti-aborto é hipócrita, pois a par da proibição, milhões de abortos são realizados no Brasil, a cada ano.
Se infere deste tipo de afirmação que não adianta proibir que eles continuarão a realizar os abortos, mesmo que constituam crime, e que, por via de conseqüência, para evitar a hipocrisia, o melhor seria descriminalizar o aborto e seus derivados. Em resumo, se o aborto for consentido deixará de existir o crime de aborto.
Genial, podemos também usar o mesmo princípio e resolver todos os problemas estatísticos criminais no país. Temos milhões de homicídios, latrocínios, furtos e roubos todos os dias, bastará tirar todas estas figuras do Código Penal, e num passe de mágica diminuirá a criminalidade no Brasil.
Isso convence os abortistas? É claro que não.
Como eles saem do imbróglio? Simplesmente declaram que eu e todos os que pensam igual a mim são fascistas, nazistas, retrógados, contra o progresso e por aí vai.
Nesta área de aborto a desculpa mais esfarrapada que existe é a de que a mulher é dona do próprio corpo. Ora, isto é uma verdade indiscutível, só que ela ao proceder ou mandar proceder o aborto não está dispondo de seu corpo e sim de corpo alheio, que ela simplesmente e temporariamente esta hospedando. E, o que é pior, este novel ser não pediu para ser concebido.
Nesta triste história quem será o hipócrita?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS