sábado, 14 de fevereiro de 2009

DIPLOMACIA TRAPALHONA

A notícia inicial é que uma senhora brasileira teria sido torturada por neonazistas na Suíça, os quais teriam lhe impingido severas lesões, sendo que o trauma a levou a abortar gêmeos num banheiro de rodoviária.
A imprensa brasileira abriu uma boca, a família obviamente se indignou pedindo justiça, e os nossos diplomatas, diante da nova ordem que tomou conta do Itamarati, fez cobrança severa junto ao governo Suíço, convocando o embaixador.
Quando eu vi as fotos com as marcas que teriam sido causadas pelos tarados nazistas, achei muito estranho e comentei com pessoas de minhas relações: que estranho os desenhos feitos com algum instrumento cortante foram feitos em linhas retas perfeitas. Se uma pessoa recebe arranhões feitos com faca, ela se contorcerá de dor, fazendo com que seja impossível que as linhas saiam retas como se podem ver pelas fotos. No outro dia, saiu nos jornais que os peritos tinham levantado a hipótese de autoflagelo, pois além das linhas estarem retas, como eu havia falado, somente estavam em locais que estavam ao alcance da própria mão da moça, não tendo qualquer lesão nas partes que seriam mais doloridas como os seios e púbis. O pior é que constaram a inexistência de gravidez.
O pai reagiu dizendo que tinha certeza que a filha estava grávida, refutando a hipótese levantada pela polícia suíça.
Hoje, o assunto já se apresentou diferente os diplomatas brasileiros já disseram que é necessário o fim das investigações, o pai disse que não tem prova nenhuma que a filha estava grávida, embora acredite na sua palavra.
Acho perfeitamente normal que o pai defenda a filha, eu faria a mesma, coisa, mesmo se ela fosse culpada, que a opinião pública se precipite; que a imprensa - que vive destas coisas - faça alarde, pois a normalidade não vende jornal, mas a nossa diplomacia não poderia ter embarcado nesta canoa. O Itamarati sempre foi um exemplo de correção, cautela e bom senso, neste episódio foi lamentável, pois agiu de forma amadora, e agora o país está levando bordoada na imprensa suíça e européia.

................

Artikel versenden

Bedrückung und Verlegenheit in der Lula-Regierung
Heftige Reaktion auf angeblichen Fall einer Neonazi-Attacke «vorschnell und überstürzt»
Nach der forschen Kritik an der Schweiz herrscht laut brasilianischen Medienberichten nunmehr Bedrückung und Verlegenheit in der Lula-Regierung und werden negative Auswirkungen auf die bilateralen Beziehungen befürchtet. Aus Brasilien berichtet NZZ-Korrespondent Klaus Hart. ...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS