terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O MUTUCA

A Tabanidae, família de dípteros, subordem Brachycera, na verdade é conhecida como Mutuca, além de outros nomes populares. Na sua aparência é uma mosca enorme que causa incômodo ao gado e ao homem. Em relação ao homem, ela tem uma característica muito chata: a gente a espanta e ela dá uma volta e torna a nos importunar, repetindo à exaustão a manobra, até que o incomodado consiga eliminá-la.
Existia em meu local de trabalho um funcionário que foi apelidado de Mutuca, não precisa ser muito inteligente para perceber as características deste empregado. Ele vinha como uma história nova, a gente tentava cair fora, mas não conseguia, pois ele insistia até a gente fazer o que ele pretendia.
O sujeito tipo Mutuca é muito característico. Você sempre tem que estar atento, pois, ele é muito insistente. Não adianta você argumentar, pois ele sempre acha uma forma de derrubar sua linha de raciocínio, sempre com uma motivação diferente.
Quando você pensa que o Mutuca desistiu, e, por exemplo, já se passou um mês, ele volta com o mesmo assunto, e não raro lhe transferindo a responsabilidade no caso de nova negativa.
O assunto do Mutuca sempre é urgente. Pode não ter motivo nenhum, mas é urgente.
O Mutuca não fala de outro assunto enquanto não resolve o primeiro. Parece o samba de uma nota só. É normal que lhe vença no cansaço.
Com o Mutuca não existe exclusividade. Ele fala ao mesmo tempo com várias pessoas na esperança que pelo menos uma tenha a solução para o seu problema. E, o faz de tal forma que todos fiquem preocupados com a solução.
Atingido o objetivo ele some, pelo menos até que tenha outro rolo a transferir.
O Mutuca tem um ponto positivo: ele é discreto. Nunca revela quem lhe ajudou, pois, não quer concorrência.
Quem não conhece pelo menos um Mutuca?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS