A Tabanidae, família de dípteros, subordem Brachycera, na verdade é conhecida como Mutuca, além de outros nomes populares. Na sua aparência é uma mosca enorme que causa incômodo ao gado e ao homem. Em relação ao homem, ela tem uma característica muito chata: a gente a espanta e ela dá uma volta e torna a nos importunar, repetindo à exaustão a manobra, até que o incomodado consiga eliminá-la.
Existia em meu local de trabalho um funcionário que foi apelidado de Mutuca, não precisa ser muito inteligente para perceber as características deste empregado. Ele vinha como uma história nova, a gente tentava cair fora, mas não conseguia, pois ele insistia até a gente fazer o que ele pretendia.
O sujeito tipo Mutuca é muito característico. Você sempre tem que estar atento, pois, ele é muito insistente. Não adianta você argumentar, pois ele sempre acha uma forma de derrubar sua linha de raciocínio, sempre com uma motivação diferente.
Quando você pensa que o Mutuca desistiu, e, por exemplo, já se passou um mês, ele volta com o mesmo assunto, e não raro lhe transferindo a responsabilidade no caso de nova negativa.
O assunto do Mutuca sempre é urgente. Pode não ter motivo nenhum, mas é urgente.
O Mutuca não fala de outro assunto enquanto não resolve o primeiro. Parece o samba de uma nota só. É normal que lhe vença no cansaço.
Com o Mutuca não existe exclusividade. Ele fala ao mesmo tempo com várias pessoas na esperança que pelo menos uma tenha a solução para o seu problema. E, o faz de tal forma que todos fiquem preocupados com a solução.
Atingido o objetivo ele some, pelo menos até que tenha outro rolo a transferir.
O Mutuca tem um ponto positivo: ele é discreto. Nunca revela quem lhe ajudou, pois, não quer concorrência.
Quem não conhece pelo menos um Mutuca?
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(308)
-
▼
fevereiro
(19)
- SOBRE AS CINZAS
- RUMO A ESTAÇÃO FINLÂNDIA
- QUE CARNAVAL?
- HANDICAP ALTO
- O MUTUCA
- ENTREVISTA DE SENADOR DO PMDB
- DILMA LÁ?
- DIPLOMACIA TRAPALHONA
- LFV
- GABEIRA E GULLAR
- TRISTEZA
- SAPO CEGO
- EU NÃO SOU BURRO NÃO!
- TODOS IGUAIS PERANTE A LEI
- ECOCONOMIA
- FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO O QUE EU FAÇO - TOMADA II
- HENRIQUE HENKIN
- FOLHAS AO VENTO
- MUITO ALÉM DO SONHO
-
▼
fevereiro
(19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário