domingo, 22 de fevereiro de 2009

QUE CARNAVAL?

Quando eu era criança, o Carnaval era importante na vida dos gaúchos assim como ainda o é em muitos Estados brasileiros, especialmente no nordeste. Lembro que em Porto Alegre existiam além do desfile principal na Avenida Borges de Medeiros, os desfiles nos bairros, entre eles no meu bairro Azenha. Era assim que eu e minha família assistíamos aos desfiles, incluindo Escolas de Sambas, Tribos de índios e os que eram os meus preferidos os chamados blocos humorísticos.
As Escolas de Samba não eram como hoje com grandes carros, mas a estrutura era semelhante; os blocos humorísticos vinham com brincadeiras, fantasias satirizando políticos, imprensa e outras figuras importantes; as tribos eram exclusividade daqui, vinha fantasiadas de índios com suas indumentárias típicas e evoluções próprias dos indígenas, verdadeiramente um espetáculo pobre que foi se extiguindo com o passar dos anos.
Os desfiles nos bairros desapareceram, e o desfile principal foi catapultado para a zona do chamado Porto Seco, fazendo um espetáculo para pouco mais de 8.000 pessoas por noite. Desfilam por ali algo em torno de 20.000 pessoas distribuídos em grandes escolas e alguns blocos. Assim o público interessado nos desfiles de rua giram em torno de 30.000 pessoas num universo de 3.000.0000 que é população da Grande Porto Alegre.
Porto Alegre também tinha grandes bailes de carnaval nos clubes sociais, o que quase desapareceu por completo, resistindo um outro clube mais tradicional.
A verdade é que grande parte da população utiliza as folgas de carnaval para descanso, incluindo uma grande parte que se vai para a praia, serra ou mesmo campanha gaúcha.
Nas praias e no interior ainda temos alguma coisa de carnaval em alguns clubes e um que outro bloco carnavalesco remanescente.
Um outro tipo de pessoa interessada em carnaval é a que assiste os desfiles, principalmente, das grandes escolas cariocas através da televisão. Mesmo esse tipo de público se reduz a cada ano.
Posso dizer com alguma convicção que o público de carnaval no Rio Grande do Sul não passa de 10% da população.
Dizem que Carnaval em São Paulo dura quatro dias, em Florianópolis uma semana, no Rio um mês, em Recife o ano inteiro, e em Salvador o Carnaval atual é o que começou em 1940 e ainda não terminou.
Em resumo, o Carnaval brasileiro pode ser dividido em três blocos: o Carioca e Paulista com os grande espetáculos para turista ver em seus grandes sambódromos; o carnaval de Salvador e adjacências com seus grandes blocos de rua; e o carnaval moribundo do resto do pais, incluindo Porto Alegre e arredores.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS