domingo, 8 de fevereiro de 2009

EU NÃO SOU BURRO NÃO!


Charles Robert Darwin (1809-1892) conhecia os dois lados da controvérsia pois estudou Medicina e também Teologia, pois ele é o autor do famoso livro A ORIGEM DAS ESPÉCIES, onde apresenta um profundo estudo sobre a evolução das espécies a partir de um ancestral comum, numa sequência garantida pela seleção natural.
No contraponto, temos a chamada teoria do Design Inteligente, proposição defendida pelos religiosos.
Já falei sobre o assunto, mas não custa relembrar que o Design Inteligente é a teoria de que Deus teria criado tudo que existe a partir de um plano, ou seja, é a tese religiosa.
A imprensa em geral defende a tese de Darwin, o que não se pode censurar, o que eu condeno, na verdade, é O desprezo com que trata a outra alternativa.
Ora a tese darwiniana é uma formulação a partir de estudos e de resquícios encontrados na natureza, pelos quais pressupõe que as coisas teriam acontecido exatamente como ela conclui. Como qualquer tese, ela pode vir a ser derrubada no futuro, não necessariamente pela do Design Inteligente, mas até por outra também científica ou não.
Teses formuladas por ninguém menos do que Einstein já foram derrubadas nos últimos tempos. Por que a de Darwin também pode vir a sê-lo?
A tese religiosa se funda, além da tradição, na fé. A fé nada mais é do que a crença que e algo é verdadeiro, sem que haja qualquer prova física para os fatos. Neste sentido, imaginar que alguém que defenda uma tese que vai de encontro à tese científica mais aceita é um burro é, no mínimo, um exagero, para não dizer falta de respeito.
Exagero maior ainda é os que não são religiosos, ou seja, não professam nenhuma religião, são ateus ou até agnósticos se preocuparem com as teses religiosas. Se eles não acreditam em nada, por que se preocupar que outros acreditem? No que isso os afeta. Respondo: em nada.
Se eu sou Católico, por que tenho que ficar rebatendo tese dos Espíritas. Eles não me obrigam a acreditar nas suas crenças. Pelo contrário tenho profundo respeito pelas idéias deles, embora não sejam as mesmas minhas.
Finalmente, quem pode afirmar com certeza que uma tese é contraditória com a outra? Quem pode afimar que eles não podem coexistir? Quem pode afirmar, com certeza? Acho que ninguém, ou melhor, acho que só Deus.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS