segunda-feira, 22 de março de 2010

CARLOS LACERDA - O CORVO


Carlos Lacerda foi o político nacional mais odiado pela imprensa, embora fosse titular do jornal denominado a TRIBUNA DA IMPRENSA.
Inicialmente comunista, sendo até exilado em Cuba (antes de Fidel) atraiu o ódio das esquerdas por ser perseguidor implacável do ditador Getúlio Vargas.
Apoiador inicial da Revolução de 64 foi por ela perseguido posteriormente resultando na sua cassação.
Paulo Francis costuma dizer que o ódio pessoal das esquerdas a Lacerda era muito mais forte do que a capacidade de raciocínio político, frio, dessa gente.
Conhecido como o Corvo, entendo que foi o único político interessante depois de Getúlio até os nossos dias.
Alceu Amoroso Lima – o Tristão de Athayde – presidente da Academia Brasileira de Letras durante muitos anos, dizia que Lacerda não teve um amigo íntimo que não tivesse brigado seriamente com ele. Era a polêmica em pessoa.
Sofreu o famoso atentado na Rua Toneleros, que teria sido comandado pela guarda pessoal de Getúlio, onde a figura do Anjo Negro, Gregório Fortunato foi a acusada principal, e onde morreu o Major da Aeronáutica Rubens Florentino Vaz, episódio que culminou com o suicídio de Getúlio.
Para entender o que era Lacerda é só colocar Diogo Mainardi ao cubo.
Estou procurando uma biografia séria de Lacerda. O problema que geralmente as biografias são escritas ou puxa-sacos ou por detratores, aí fica difícil se ter a verdadeira noção do personagem.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS