domingo, 21 de março de 2010

LULA LÁ NA ONU?

Eu sempre admirei a ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ainda mais quando tive a oportunidade de conhecer sua sede em New York.
A ONU não tem um presidente. Ela é administrada por um individuo que toma o nome de Secretário Geral
Sucederam-se nesta secretaria Geral: Trygve Lie ( se pronuncia triguivi Li), um advogado norueguês; Dag Hamararskjöld (se pronuncia dague ramachô), advogado e economista sueco; U Thant ( se pronuncia u tã ) advogado de Mianmar; Kurt Waldheim (se pronuncia curt valderaime) advogado austríaco; Javier Perez de Cuellar (se pronuncia R(arrastando a garganta)avier Peres de Cuejar), advogado peruano, portanto, o único latino americano); Boutros Boutors Ghali, advogado egípcio; Kofi Annan, economista de Gana; e o atual Ban Ki Moon (se pronuncia ban qui mum) bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Administração Pública.
A maioria dos primeiros secretários são ou foram advogados, exceção para atividades afins como economia e administração pública, e todos ligados à diplomacia por seus respectivos países.
Tenho lido que Lula seria candidato a Secretário Geral das Nações Unidas. Será que a ONU estaria mudando o seu perfil?

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS