quinta-feira, 19 de maio de 2011

DEFENSORIA PÚBLICA

Hoje é o Dia da Defensoria Pública. Não nos damos conta em nossa luta diária de um grupo de pessoas que estão aí todo a defender em juízo as pessoas que não tem recursos para contratar um advogado particular. Cada dia mais o povo recorrere às defensorias públicas em todos os níveis para reivindicar e defender seus direitos mais fundamentais.
A defensoria estadual no Rio Grande do Sul é muito pequena com relação à demanda, daí que os atuais defensores públicos têm que fazer das tripas coração para dar conta dos serviços que lhes são postos. Eles não passam de pouco mais de 300, ou seja, não há um defensor sequer para cada município do Rio Grande do Sul.
Na área criminal, vocês não vão acreditar,  mas por volta de 90% dos réus são defendidos por defensores públicos. Não me perguntem como eles conseguem.
Na área civil, também existem atuações muito importantes da defensoria, tais como a reivindicação de medicamentos para as pessoas carentes, inventários e partilha, ações de usucapião e adoções.
Aproveito o espaço para mandar um abraço a todos os defensores, em especial  grandes pessoas como Gabriela, Maria José e Vera Henkin, e aos já aposentados da longa jornada na defensoria Virgínia, Lourenço e Castilhos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS