quarta-feira, 11 de maio de 2011

QUEM VAI PAGAR A CONTA? COMO SÓI ACONTECER: VOCÊ!

Hoje,  encarnou em mim uma personagem que há muito não aparecia: Hosnyres Ionaras. Esta personagem costuma fazer previsões. 
Acontece que ela estava lendo a Folha de São Paulo de hoje, onde o governo federal está prometendo desonerar as folhas de pagamentos das empresas.
Preliminarmente, vou explicar, a quem não é versado em direito tributário ou parafiscal, o que é desonerar as folhas de pagamento das empresas.  Desonerar significa, em sentido estrito, diminuir os gastos que as empresas têm com as folhas de pagamento. Como não dá para diminuir salários, devem ser minorados os encargos dela decorrentes, entre os quais o principal é a  contribuição patronal para a previdência social, a qual anda em torno de 20%. O governo, então, baixaria a alíquota incidente sobre a folha de pagamento. 
A primeira vista, é ótimo, pois restaria mais dinheiro para que as empresas possam ou empregar mais gente; ou investir mais em seus negócios, o que resultaria ganhos sociais.
Aí que entra Hosnyres Ionaras e suas previsões. Nunca, eu falei nunca,  vi governo diminuir impostos, taxas ou contribuições numa ponta, sem, em contrapartida,  aumentá-la muito mais em outra. Governo nenhum costuma diminuir carga fiscal ou parafiscal. 
Ainda mais o governo atual que vive se queixando de que os gastos da previdência são demasiados, e por isso vive apertando os benefícios dos aposentados, e também querendo diminuir pensões. 
Hosnyres Ionaras já sondou e descobriu o que fará o governo. Ele vai fazer incidir uma alíquota sobre uma outra base de cálculo, como, por exemplo,   o faturamento bruto das empresas.  Faturamento bruto é aquilo que entra em caixa, antes de descontar as despesas.  Assim, se  entra 1.000.000 no caixa, e  gasto 800.000 sobram  só 200.000, azar,  vou pagar sobre o milhão, não importando o tamanho da folha de pagamento. 
Podem anotar aí, o governo vai faturar mais. A desculpa é que assim as empresas podem aumentar as vagas, sem que este aumento na oferta de empregos signifique mais encargos calculados sobre a folha de pagamento. 
Em suma, aumento da carga fiscal sobre o povo, pois as empresas, imediatamente, repassarão para os preços. 
Acho muita graça ( se é que dá para rir) quando os empresários se queixam que pagam muito impostos. Na verdade, empresário não paga imposto, pois o coloca nos preços das mercadorias ou serviços, ou seja, são simples repassadores. 
Assim Hosnyres Ionaras tem a honra de apresentar para vocês o sujeito que vai pagar a conta: VOCÊ!

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS