terça-feira, 17 de maio de 2011

MEDICINA POPULAR

Hoje, respondendo um comentário de um amigo no Facebook, contei  que minha avó paterna costuma benzer as pessoas que estavam acometidas de pequenas enfermidades. Entre elas o que o pessoal daquele tempo chamada de "cobreiro". É claro que se tratava mesmo de cobrelo, um afecção da pele que se cura sozinha num ciclo de sete dias. Então, a minha avó benzedeira, fazia lá seu procedimento, e em exatos sete dias a pessoa ficava "curada".
Assim,  é que procedem os curandeiros que se espalham pelo país, e que, muitas vezes, são protegidos por gente que defende as chamadas culturas populares.
Afirmava o meu amigo, com toda a propriedade, que as pessoas confundem a chamada medicina alternativa à base de produtos naturais, fundadas em princípios ativos das plantas,  com mera pajelança sem qualquer amparo científico, mas somente explorando a boa fé das pessoas.
Muitas vezes, os populares abandonam tratamentos sérios de doenças graves para se entregar na mãos destas pessoas sem qualquer responsabilidade.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS