sábado, 13 de setembro de 2008

SONHOS DE MENINO

Na verdade, aquilo se tornou um sonho mais tarde, pois na época era algo tão difícil que eu não ousava sonhar. Todas as semanas nós tínhamos aulas com a Professora Denakir, não se espantem, no Colégio Público eu tinha aulas de inglês e francês no que hoje se chamaria a segunda parte do primeiro grau, mas que na época tinha o nome de ginásio.
Ela era professora também da Aliance Française (Aliança Francesa), daí que nos levava áudio-visuais da cidade de Paris, utilizando-se deste atrativo para tentar nos ensinar alguma coisa de francês. Até conseguiu, pois sei pouco coisa, face ao pouco tempo de estudo, mas muito me serviu.
Com o tempo, aquelas imagens que faziam minhas lembranças de menino do velho e bom Ginásio Inácio Montanha, foram criando um sonho prioritário de conhecer Paris. A verdade é que no ano de 2005 fomos (Lourdes, os amigos Sandra e Mário, mais eu, como diriam os baianos)até Paris, passando antes por Milão.
É claro que procurei ver todas aquelas maravilhas antes vista nos visuais da Prof. Denakir, e depois ao longo do tempo nos filmes. Um ponto, entretanto, que não fazia parte do destino de nenhum turista exceto eu, não poderia faltar. A professora tinha um personagem, e em torno dele se passava todo o cotidiano francês, servindo de pano de fundo para as aulas, ele se chamava mousier Durand. Ele residia obviamente no Cartier Latin ( Bairro Latino) de Paris, na Boulevard Saint Michel( Avenida São Miguel), a mesma da famosa mundialmente Universidade da Sorbonne.
Tinha até o número do prédio e do apartamento numero dez,terceiro andar, ou tròisieme ètage. Em resumo: o mousier Durand residia na Boulevard Saint Michel, no número 10, no terceiro andar.
Adivinhem? É claro fui lá! Pelo número obviamente ficava bem no início da grande Avenida Saint Michel, bem pertinho da Sorbonne, tanto que saindo dali fomos depois até a Universidade, passeando na Praça que fica em frente, onde toda a intelectualidade costuma se encontrar. O prédio era muito comum, três ou quatro andares, tipo padrão de Paris, muito bonito e conservado. Fiz questão de tirar uma foto junto à placa da Boulevard e também do para mim famoso número dez.
Estou anexando no blog as duas fotos para vocês curtirem comigo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS