terça-feira, 16 de setembro de 2008

TENHA CIÚMES DELES

Existem muitas coisas irritantes na vida. Uma das que me causa irritação é quando alguém entra em nossa biblioteca e diz:
- Quantos livros! Tu já leu(sic) todos?
A pergunta esconde algumas possibilidades: a primeira, o sujeito acha que só tenho livros para exibi-los, e que não os leio; a segunda, ele pensa que livros devem ser lidos integralmente assim que comprados; a terceira, ele não sabe que existem livros que não são para leitura e sim para consulta; a quarta, ele não conhece os chamados livros de referência, os quais a gente somente lê quando necessita; a quinta, ele é burro mesmo.
Eu já fiz uma coleção de respostas desaforadas para o incauto:
- Li sim, ma esqueci tudo por isto guardei eles aí.
- Eu não sei ler, tenho livros somente para enfeitar a prateleira.
- Hi, quem é que botou estas “pastinhas” ai na minha estante?
- É tudo livro de sacanagem, com capa falsa.
Uma vez um zelador do meu antigo edifício entrou no meu apartamento e vendo centenas de livros, principalmente os de capa vermelha e exclamou entusiasmado:
- Quantos dicionários! O senhor dá um para mim?
Não tive coragem de lhe explicar a realidade. Nem dei o dicionário.
Estes dias, assisti na net uma entrevista de um escritor francês, que infelizmente não guardei o nome, ele falava exatamente sobre o assunto. Dividia ele os livros em livros para serem lidos e livros para ter.
O livro para ser lido é aquele que você compra e obrigatoriamente sai lendo. Existem vários motivos para isto, um deles é que você já tinha ouvido falar na obra e logo quer conhecer seu conteúdo, outro é que pode ser o livro da moda (best sellers), e você não quer ficar alheio ao assunto da roda de amigos, e um terceiro e que me agrada mais é a recomendação de um “expert”.
Os livros para ter são aqueles que a gente utiliza para consulta, neste grupo estão incluídas as enciclopédias, os dicionários, os manuais, alguns clássicos, que fixaram marcos iniciais em alguma atividade ou ciência. Neste último grupo, estão por exemplo A Riqueza das Nações de Adam Smith, A República de Platão, A Teoria Pura do Direito de Hans Kelsen e outros.
Os chamados Best Sellers geralmente são livros descartáveis, haja vista que você jamais voltará consultá-los. Daí que os americanos os publicam no que chama de pocket books em papel ordinário. A L&PM faz alguma coisa parecida, com muito sucesso. Tenho uma coleção deles.
Antigamente, eu gostava de emprestar livros, pois entendia que contribuia com a melhoria da cultura de meus conhecidos. Mas descobri que livro emprestado é livro perdido. Se você mesmo assim quer emprestar faça um protocolo, para mais tarde cobrar a devolução. Se o livro é raro: ofereça somente leitura local.
Se você está pensando em se despedir deste mundo, faça um codicilo deixando sua biblioteca para quem goste dela. Não deixe para herdeiros que não lhe dê o devido valor, por provavelmente a venderá ao quilo para qualquer carroceiro.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS