quarta-feira, 18 de março de 2009

BANDEIRANTES E PIONEIROS – COMO ENTENDER A DIFERENÇA

Vianna Moog (1906-1988) foi um dos melhores escritores gaúchos e do Brasil. Pertenceu a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira que hoje pertence ao também gaúcho Carlos Nejar, grande poeta. O melhor livro de Vianna Moog chama-se BANDEIRANTES e PIONEIROS, tendo o também escritor gaúcho ÉRICO VERÍSSIMO dito que a bra ficaria na história literária em mesmo nível que Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, o que á absoluta verdade.
Neste livro magnífico, ele faz uma comparação dos Brasil e dos USA sob o ponto de vista de formação das duas civilizações. Tem ele a coragem de, exatamente como o fez Malthus, usar a matemática, quando diz que enquanto os Estados Unidos andaram numa progressão geométrica o Brasil seguiu uma progressão aritmética. Para quem não se dá bem com os números, significa que a evolução americana é 2,4,8,16,32..., enquanto a brasileira, é 2,4,6,8,10...
Em suma, um maravilhoso trabalho de comparação entre as duas culturas.
Falando, por exemplo, das religiões, ele lembra que as religiões protestantes veem Deus como objeto de glória, mas não apenas por orações, mas principamente pelo trabalho, pela ação, ou seja, pela santificação do trabalho e da iniciativa, o que não ocorria, e não ocorre, com o catolicismo, que vê o lucro como fonte de pecado.
Não se encontra mais o livro, pois a sua edição há muito esgotou. O meu exemplar é de 1954, Ed. Globo, e está autografado pelo autor. Penso que poderá ser encontrado nas boas bibliotecas gaúchas.
É deste livro a frase: “Com Calvino é que a história doutrinária do capitalismo toma corpo e alento, com Calvino é que os camelos começam a passar pelo fundo da agulha.”
Uma boa recomendação de leitura para o próximo fim de semana.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS