quinta-feira, 19 de março de 2009

NÃO TEM DESCULPA

No último artigo, onde eu falava do livro do Viana Moog eu fiz menção “an passant” ao livro de Gilberto Freyre CASA-GRANDE & SENZALA, que é grande estudo no Brasil sobre a formação do povo brasileiro.
Darcy Ribeiro disse que a obra é o maior dos livros brasileiros, e o maior brasileiro dos ensaios que escrevemos. Chegou a equiparar Gilberto Freire no exame do Brasil cultural a Cervantes e Camões.
Acontece que eu não tinha lido o livro, embora tivesse conhecimento de seu conteúdo e do seu autor.
Fui até a livraria Siciliano ali na Rua da Praia e o comprei por exatos R$78,00 reais.
Na verdade, não quero falar especificamente da obra de Freyre que ainda não li, mas do seu preço.
Trata-se de um livro com mais de 600 páginas, trazendo um clássico das letras brasileiras; de um autor que, como se pode ver acima, não encontra par em nosso meio, só sendo equiparado aos grandes autores internacionais eternamente reconhecidos. Isto quanto ao conteúdo intrínseco, pois quanto ao formato também é irretocável, pois, vem em grande brochura com papel de muito boa qualidade , em letra padrão, trazendo ilustrações e gravuras.
Agora, comparemos com os demais preços que existem por ai: ingresso para uma partida de futebol fica entre R$40,00 e R$60,00 reais; ingresso de teatro entre R$50,00 e R$200,00; jantar para duas pessoas em boa churrascaria R$80,00; CD de música sertaneja R$40,00; DVD de filme ruim R$70,00; garrafa de uísque importado de média qualidade R$80,00. Ou seja, o custo do livro não é tão caro a justificar a falta de leitura de nossa população.
Estou falando de livro novo, pois em sebos é fácil encontrar obras clássicas por cinco reais. Em resumo, quem quer ler lê ( que lindo cacófato kekelelê, hehehe).

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS