sexta-feira, 6 de março de 2009

"É REINADO DA PLEBE"

Outro dia, disse uma colega disse dirigindo-se a uma chefia:
- Quem sou eu para dizer tal coisa?
Fiquei indignado na hora: por que uma humilhação desta?
Temos que ter amor próprio valorizar a nossa pessoa.
As aparências enganam. Nem sempre, nas pessoas de mando estão as virtudes. Não raro, elas estão nas pessoas mais simples.
Por outro lado, estas não podem, e não devem, se contentar com esta posição.
Friedrich Nietzsche em Assim Falou Zaratrusta diz: “... agarrou a mão do feiticeiro e falou, todo solicitude e solércia: “Pois muito bem!Ali em cima passa o caminho, lá está a caverna de Zaratrusta. Podes procurar dentro dela aquele que desejas achar. ... E pede conselho aos meus animais, à minha águia e à minha serpente: deverão auxiliar-te na procura. Mas a minha caverna é grande. ... A verdade é que eu mesmo – ainda não vi nenhum grande homem. Para o que é grande, os olhos mais sutis são grosseiros, hoje em dia. É o reinado da plebe. ... Já várias encontrei, a dilatar-se e inchar, enquanto o povo exclamava: “Olhai eis um grande homem!” Mas que aproveitam todos os foles? No fim, o vento sai..."
Segue Nietzche mais adiante: “ O dia de hoje é da plebe: quem ainda sabe o que é grande, o que é pequeno!
Volto eu: quem pode nos valorizar se não o fazemos em causa própria?
Podemos achar ( ou criar ) um grande homem dentro de nós.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS