quinta-feira, 26 de março de 2009

UNANIMIDADE BURRA

Um dos poucos gênios de nosso tempo foi NELSON RODRIGUES. Nasceu em Recife em 1912 e morreu em 1980. Foi grande jornalista e teatrólogo. Sendo ele dono de uma irreverência sem medidas, tinha um estilo sem par.
Para desespero das feministas se saiu com esta: - Nelson, todas as mulheres gostam de apanhar, então? – Nelson respondeu na lata: - Não, só as normais! Claro que não é a minha opinião, e também não era a de Nelson, fazia parte de um contexto próprio dele, dentro de uma linha que objetivava chocar as pessoas, e neste intuito tirá-las de seu sossego. Assim foi Nelson Rodrigues.
Li só uma biografia de Nelson Rodrigues que foi a de Ruy Castro. O título é o ANJO PORNOGRÁFICO. Se tiverem a oportunidade, não percam, pois se trata de uma leitura muito interessante, dentro do estilo jornalístico de Ruy.
Atribui-se também a Nelson Rodrigues a definição de que toda a unanimidade é burra. O professor Luiz Marins, em seu site, diz que tem origem na sentença latina: Cada Cabeça uma sentença (Quot Capita, tot sententiae). Certamente Nelson tentou dizer que se todo mundo pensa de determinada maneira alguma coisa está errada, pois ninguém teria olhado a coisa de maneira diferente.
Foi neste sentido que eu debochei bastante dos 84% de aprovação de Lula Lá. Pois, hoje o Clóvis Duarte, no seu site, lançou na sua diária pesquisa uma pergunta: se a pessoa era a favor ou contra a diminuição da remuneração da caderneta de poupança. Pensando bem: quem seria contra a remuneração de seu próprio rendimento? Pois não é que para prevalecer a tese de Nelson Rodrigues apareceram SEIS POR CENTO de votos a favor da diminuição dos ganhos da poupança. É incrível, quando eu li, e obviamente votei contra, achei que seria 100%, pois errei feio.
Voltando ao Nelson, contam que com a história da mulher gostar de apanhar, a própria mulher sofreu com isto, pois todo perguntava a ela se já tinha apanhado naquele dia determinado. Até que ela cheia com aquilo tudo o forçou a dar uma explicação. E, ele deu, mas na sua maneira: - "se a pessoa é burra e não entende o que quis dizer, problema dela. Burro nasce que nem capim." Ele não tinha jeito mesmo.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS