quinta-feira, 12 de março de 2009

INTELIGÊNCIA NACIONAL

Órgãos de inteligência existem em todo o mundo. Eles são os olhos e os ouvidos do governante. Servem para manter o governo informado de antemão sobre o que está acontecendo no país.
Durante muitos anos o responsável por este serviço no Brasil foi o chamado SNI, ou seja, Serviço Nacional de Investigações. Era o responsável pela coleta de informações por todo o país, em todos os âmbitos e cujos relatórios e informes eram entregues à Presidência da República para exame e eventuais providências.
Ora, esses órgãos de informações lidam com pessoas infiltradas, escutas telefônicas, informantes, câmeras estrategicamente colocadas, enfim, toda uma parafernália necessária a antecipação de acontecimentos.
O antigo SNI arregimentava principalmente seu pessoal entre as forças armadas e polícias militares locais.
Nestes novos tempos, os investigadores do atual serviço de inteligência chamado ABIN recebem bordoadas de todos os tipos, principalmente da imprensa que os chama de arapongas, pejorativamente. Fazem pilhérias como se os agentes não fossem dotados de qualquer tipo de inteligência.
Esse tipo de pressão levou a algumas situações ridículas que fariam o Brasil ser objeto de gozações em todo o mundo. Uma dela é que os agentes passaram a ingressar no serviço mediante concurso público. Não é preciso ser muito esperto para entender que isso significa lista de futuros agentes secretos publicada no Diário Oficial. Quando falo nesta besteira me lembra a velha piada de que o serviço secreto português desfila com crachás no seu feriado nacional. Estamos bem perto disso.
Há pouco tempo o governo do Lula Lá proibiu a investigação pela ABIN de altas autoridades da república. É claro que uma pergunta se impõe? O que teriam a esconder?
Existia uma série enlatada inglesa, que depois virou filme, chamada Missão Impossível. Cada episódio iniciava com o chefe da chamada equipe M.I. ( Missão Impossível) recebendo em fita (ainda de rolo), em lugar previamente combinado, a missão a ser cumprida, no final da gravação que se desintegrava a pessoa dizia que se o agente for pego o Secretário negará qualquer ligação que ele. Esta é uma regra para qualquer agente secreto. É evidente que eles realizam trabalhos legalmente proibidos, mas faz parte deste tipo de trabalho e um risco que seus agentes sabem correr desde que ingressam no serviço.
O incrível no Brasil é que quando um agente deste pega um político com a boca na botija este, e toda a sua clã e parte da imprensa sai a perseguir o investigador responsável pela investigação deixando o larápio à solta. Realmente, é a inversão de todos os valores.
Países com sistema de segurança e investigação altamente sofisticados como os USA, REINO UNIDO e ESPANHA, não raro são surpreendidos com ações de terroristas, o que se dirá de um país que abre mão da segurança inteligente?
Como sempre digo: a burrice é um bem nacional a ser preservado.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS