sábado, 12 de fevereiro de 2011

A QUEDA DE HOSNI, O MUBARAK

É claro que a derrubada de qualquer ditadura é sempre boa. Existem diversas delas em todo o mundo, até com muito maior tempo que as Hosni Mubarak, e também muito piores, tais como os Irmãos Castro, Kadafi e da Coréia do Norte. Sem falar, é claro, nas monarquias absolutistas, como a da Arábia Saudita. O problema é que os países como o Egito não têm qualquer tradição democrática. Assim, infelizmente,
se preparem vem coisa pior por aí.
Prevejo a hierarquia religiosa radical assumindo o poder no Egito, o que será muito pior que Hosni Mubarak. Como ela terá o apoio de grande parte do mundo árabe, se encastelará no poder e não sairá mais.
Os problemas do Oriente Médio ficarão muito mais difíceis. Israel já tinha conseguido um justo acordo com o Egito e a Jordânia, faltando ajustar com os palestinos e Siria, o que certamente é muito difícil, mas já tinha a metade do caminho. Agora, tudo voltará a estaca zero.
Quanto à relação do meu nome Osnir com Hosni de Mubarak, realmente existe uma semelhança. Osnir penso vem do hebráico, e quer dizer Deus ouviu. Outros dizem que quer dizer aquele que ouve. Os brincalhões dizem que é orelhudo, a mesma brincadeira que fazem com os chamados ouvidores. O Hosni de Mubarak é árabe, evidentemente, mas tem o mesmo significado. Lembre-se Judeus e Árabes são primos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS