quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

SARITA E SEUS AMIGUINHOS

Hoje, recebi um mail de um professor de nome Maurício, o qual buscava informações e material para a sua tese de mestrado sobre a Professora Cecy Cordeiro Thofhorn. O meu conhecimento da Prof. Cecy eu já contei aqui no blog. Ela é autora da séria Estrada Iluminada que era seguida pelas professoras primárias nos anos 50 e 60.
Acontece que quando eu cursava a primeira série do curso primário em 1960, a minha professora de nome Lucy recomentou um livro chamado SARITA E SEUS AMIGUINHOS, tendo arrecadado dinheiro objetivando comprar mais barato diretamente da editora. O livro nunca chegou e ela nos devolveu o dinheiro. Durante o ano, ela lecionou a partir da cartilha, mas nós nunca manuseamos.
Eu sempre tive curiosidade de ver o livro. Agora, tendo esta ferramenta maravilhosa, que é a Internet, fiz uma busca no Google e encontrei.
Descobri que o livro é considerado raro, tendo uma sebo pedido duzentos e cinquenta reais por ele. Também verifiquei que é da autoria da própria Professor Cecy Cordeiro Thofhorn.
Tempos em que professora era PROFESSORA e não tia ou trabalhadora em educação.
Naquele tempo os livros passavam de mãos em mãos, embora passassem os anos. Gerações e gerações de gaúchos estudaram num livro chamado QUERES LER? Este título chegou até nós imortalizada na canção o GURI, na voz maravilhosa do saudoso César Passarinho.
O nome da obra causou algumas confusões entre intérpretes, que por não conhecer o livro, corrigiam a menção dizendo ...e o meu livro querer ler..., ao invés de ..e o meu livro Queres Ler?...
Hoje não há necessidade de livro para os alunos da primeira série do primeiro grau, pois eles não aprendem a ler mesmo...

Um comentário:

Lady Lara disse...

Nem os alunos de primeira série, nem muitos dos que hoje formam nossa elite de pessoas adultas. Ao contrario de muitos ler é meu maior prazer. É uma vergonha ver pessoas perto da minha idade (tirando o Gus que bom é semi-analfabeto) não sabem ao menos se expressar de forma clara e os jovens só escrevem na gíria da internet. LASTIMAVÉL

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS