sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O PROFETA CALADO

Não gosto das pessoas que falam de si utilizando a terceira pessoa do singular. Edson Arantes do Nascimento fala de Pelé como se fosse uma entidade autônoma, o que me desagrada.
Não há dúvida que foi o maior jogador de todos os tempos, cabe, no entanto, a nós os torcedores, aos demais atletas, aos jornalistas e críticos em geral alardear esta condição, nunca o próprio. Pelé fica zangado quando alguém, mesmo “an passant” tenta compará-lo com outro jogador. Pode até ter razão, mas fica feio.
Diz a canção popular que Narciso acha feio o que não é espelho, uma variação da mitologia grega, neste sentido também anda o Pelé.
Tem razão o autor de INTELIGÊNCIA EMOCIONAL o qual afirma que a pessoa pode ter inteligência para uma coisa e não ter para outra. Ninguém tem obrigação de ser bom em tudo, com Pelé certamente não é diferente.
A última de Pelé saiu hoje na internet: se eu tivesse jogado a olimpíada o Brasil já tinha sua medalha de ouro. Acho que Romário tem razão: “Pelé calado é um profeta”.
Sobre Pelé, ainda me zango com a história de “rei”. A relação de nobreza pressupõe um rei e seus vassalos. Uma casta privilegiada em detrimento da população em geral, que não faz parte desta nobreza, sem qualquer causa justa. Não vejo qualquer relação com jogo de bola.
Outra coisa que me deixa contrariado é que não se pode falar mal de Pelé. Tenho a impressão que se trata de ser santificado, ungido, não sujeito às mazelas cotidianas. Tudo isso só por que foi um maravilhoso jogador de futebol. Santificar uma pessoa por ter jogado bem futebol, o que se pode fazer então por gênios como Einstein, Newton, Da Vinci, Leonardo e Shakespeare ou Martin Luther King, os quais prestaram inestimáveis serviços à causa da humanidade? Certamente há uma grande dose de exagero em tudo isso.

Um comentário:

Unknown disse...

lendo essa coluna lembrei-me de um ppolitico daqui que quando vai falar que fez alguma coisa,usa o "nós" para ele !Fica super esquisito!Em tudo que é situação,claro que não vou colocar nomes aqui,mas que fica feio e esquisito fica!E O POVO!!!!APLAUDE!!!!!!!!!!!!!!!!!
NINGUEM MERECE!

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS