No último sábado, assisti duas formaturas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Formaram-se ali minha irmã Ivanir, no curso de Pedagogia e minha sobrinha Karen no curso de fisioterapia. Sai pensando sobre a realização dos sonhos. O que fazer quando eles são atingidos?
Afinal, eles são o motor da vida. Eles nos movem com a sua força vigorosa, a enfunar nossas velas rumo a um porto, onde imaginamos estar nossa felicidade.
Fazem parte do imaginário popular os cãezinhos correndo atrás dos carros, latindo para as rodas dos veículos. E, quando, de inopino, o motorista resolve parar, os cachorrinhos não sabem o que fazer, pois a graça estava exatamente na ação, ou seja, perseguir o pneu. Não estava no script que a peça poderia chegar ao fim, mas chegou. O que faz o cão surpreendido? Vai lá e dá uma mordida na roda? É claro que não, ele simplesmente larga aquela roda inerte, e vai à procura de outro veículo para começar a brincadeira de novo. Não interessa para o cãozinho a roda parada, o que dá vida à brincadeira é exatamente o fato de a roda estar girando.
Assim, também devemos agir, sonhos realizados, novos sonhos devem ser criados, a substituir imediatamente os antigos. Esta é verdadeira energia a alimentar o que se chama razões de viver. É muito comum, após termos nossa vida profissional, filhos criados, que passemos a viver os sonhos deles, o que não é correto. Devemos ter, ainda, apesar das passagens dos anos, os nossos próprios sonhos. Se a universidade que queremos, então vamos fazê-la.
A Ivanir entrou muito depois de seus filhos e saiu antes dos dois. Por quê? O segredo está numa palavra chamada perseverança. A palavra vem do latim “ perseverare” e por sua vez de “persevero” no sentido de persistir, insistir, sustentar, continuar e prosseguir. A este primeiro conceito alio outro chamado objetivo, cuja tradução seria o alvo. O que eu pretendo para minha vida? Fixada a meta, envido todos os meus esforços para atingir este mister. Foi exatamente o que ela fez, e aí está todo o segredo do seu sucesso, para o qual acorremos como felizes testemunhas.
Este é um grande problema hoje. As pessoas não têm mais objetivos na vida. Se você sair na rua a perguntar aos passantes que pretendem, a grande maioria vai gaguejar na hora de responder. Esta inconstância, este não saber o que quer, é um passaporte ao insucesso.
A grande maioria sonha com soluções mágicas, pensando em alguém que, de inopino, apareça lhe oferecendo uma oportunidade; uma tia rica que morre e deixa uma herança; ou um bilhete premiado de loteria. Como as chances destes acontecimentos bissextos acontecerem é muito difícil, temos uma minoria bafejada pela sorte a desfrutar estas benesses distribuídas a poucos e uma multidão de infelizes, como os filhotes de pássaros de boca para cima esperando o sorteio de um pedaço de minhoca.
A Karen também é um bom exemplos de planejamento estratégico de vida, pois terminou seu curso de fisioterapia, e esta fazendo outro, o de Educação Física, que evidentemente são afins, ou complementares, numa demonstração clara de planejamento profissional invejável. Como pessoa organizada que é, também não abriu mão de seu laser e de suas coisas pessoais. Não perdeu sua alegria (invejável) de viver.
As duas saberão, por certo, abrir novas frentes de sonhos, e neles terão todo o nosso apoio, haja vista que merecem, face às qualidades pessoas que demonstraram nestes últimos tempos.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2008
(212)
-
▼
agosto
(19)
- DESABAFO DE UM CONSERVADOR MALVADO
- FRASES DEFINITIVAS
- A MODÉSTIA
- OBAMA OU MC CAIN?
- O PROFETA CALADO
- ANTENA TREZE
- ANTENA QUATORZE
- ENSINO PÚBLICO, SALVEM-NO
- OLHA A LÍNGUA AÍ GENTE
- A NOSSA ESTRELA
- UM ENSAIO SOBRE A CORAGEM
- ENGOLIR SAPOS ( BARBUDOS OU NÃO)
- MILLOR
- EL VIEJO TATA
- POR QUE AS COISAS BOAS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS?
- NOTAS DE SABEDORIA HERDADAS DO LATIM
- SONHOS REALIZADOS? NOVOS SONHOS CRIADOS
- A VISÃO DO ADVOGADO
- MST NO INCRA: PODER DE POLÍCIA NELES.
-
▼
agosto
(19)
2 comentários:
Ahh Osnir lindo como tudo que tu escreve! Obrigada pelos elogios, e espero estar à altura deles! Concordo plenamente que sempre temos que ter novos sonhos, grandes, pequenos íntimos ou coletivos, mas são eles (e alcançá-los) que nos motiva pra vida.
Espero conseguir conquistar tantos outros sonhos que tenho, pois a sensação de realização é uma das melhores do mundo, a sensação de realização e de compartilhar esta realização é ainda mais especial.
Obrigada!
Beijos
Karen
FISIOTERAPEUTA!!!!
Fiz o meu comentário assim que li. Não aceitastes por julgar sem expressão ou não chegou?
Postar um comentário