segunda-feira, 25 de agosto de 2008

OBAMA OU MC CAIN?

Os personagens públicos são por definição polêmicos. Assim, o digo, pois, existe sempre quem é contra e quem é a favor. Se você fizer uma enquete para saber quem é a favor de Deus, e quem é a favor do diabo não dará 100 a zero como você imaginou, e sim 90 a favor do Senhor e 10 a favor da besta.
Se você pegar uma figura pública que, para a imprensa é irretocável, e começar a esmiuçá-la provavelmente tisnará o seu mito. Pegue, por exemplo, John Lennon, o qual é tido como sinônimo de pacifismo, luta pelos direitos civis e mensageiro da paz mundial, encontrará em sua história drogas e orgias. No campo político, veja o caso de Che Guevara, muito citado por sua pretensa frase “Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás” matou a coronhadas colega de revolução que uma corte marcial montada às pressas no meio do mato condenou em poucos minutos à morte. Olhe o exemplo de Getúlio Vargas tido como uma figura ímpar na política brasileira dirigiu uma ditadura que censurou a imprensa, afrontou os direitos e garantias individuais, deportou para morrer na Alemanha Nazista a Olga Benário, mulher de Luiz Carlos Prestes.
Na área artística, principalmente, temos que separar o que é a pessoa e sua obra enquanto cantor, intérprete, compositor ou poeta, e a sua vida normal como cidadão. Elis Regina – a maior cantora que o Brasil já teve – morreu precocemente vítima de overdose.
A senhora Madonna Louise Verônica Ciccone Ritchie que adotou o nome de Madona em seu último show resolveu fazer uma ode ao candidato democrata o comparando a John Lennon e Mandela, enquanto comparava o candidato republicano a Hitler outras figuras mundiais detestáveis. Ora, Madona não é certamente um modelo de virtudes a ser seguida, e ouvida principalmente em matéria de política.
Se Obama e Mc Cain fossem candidatos a Presidente do Brasil, eu provavelmente não votaria em nenhum, mas entendo que as pessoas devem expor suas idéias, seus pensamentos, suas opiniões sobre os candidatos dentro de uma linha de seriedade. Penso que não é o que fez Madona, pois eu vi a parte do teipe onde ela fez o jogo de cena contra Mc Cain, e posso atestar que foi um golpe baixíssimo, o que para ela não seria nenhuma novidade, pois fez o seu nome justamente em cima desta idéia.
Aqui nesta Pátria Amada (salve, salve!) a tendência de imprensa é sempre apoiar os Democratas, bobamente, com a falsa idéia de que eles representam a esquerda americana e os Republicanos seriam a direita.
Atualmente, isso representa um enorme erro, o que se repete no meio dos governistas do Lula Lá, pois são nitidamente a favor de Obama, quando na verdade os Democratas são o que há de mais radical em termos de protecionismo americano em detrimento dos demais países, principalmente os do terceiro mundo. Tanto isto é verdade que o relacionamento de Lula Lá com Bush sempre foi ótimo, e o presidente nunca escondeu esta cordialidade com o governo americano. A eleição de um governo democrata significará certamente uma mudança para uma linha de mais proteção dos interesses americanos nas relações comerciais em nosso prejuízo.
Se o enorme déficit nas contas americanas pode representar uma coisa boa para nós, como o foi durante o governo Bush, o fechamento das torneiras por parte dos democratas pode representar uma má notícia para nós os brasileiros. Ou seja, a torcida pelo senhor Obama é um enorme tiro no pé tupiniquim.
Assim como o governo americano sempre se preocupa com os interesses ianques no mundo, nós também devemos pensar nos nossos interesses. Não cabe perquirir se Obama ou Mc Cain será bom para os americanos, temos é que pensar quem será bom para nós.
Bem, não é assim que o governo Lula Lá pensa, pois vive a perdoar a dívida externa de quem nos deve, sem que perdoem também a nossa que muito maior, em troca pensa receber duvidoso apóio em seus pleitos pessoas em nível de representação mundial.
Se Mc Cain for bom para o Brasil que seja ele, se o contrário Obama for mais interessante que se eleja. Torçamos pelos nossos bandidos e não para os bandidos dos outros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS