Conta a Bíblia - em sua linguagem poética - que tendo o homem, Adão, convivido com a primeira mulher Eva, esta teve um filho chamado Caim, portanto o primogênito do primeiro casal da Terra. Mais tarde, nasceu o seu irmão Abel.
Enquanto Abel era pastor de pequenos animais, Caim trabalhava em cultivar o solo.
Caim teria oferecido a Deus – Javé – um sacrifício formado por produtos da terra, e Abel, por sua vez fez sua oferta de produtos de seus animais.
Javé teria se interessado mais pelas oferendas de Abel e desprezado as de Caim.
Caim ficou com um beição, com a atitude do Senhor.
Este lhe disse que praticando o bem Abel poderia novamente levantar a cabeça, e, contrário senso o pecado espreitar-lhe-ia a porta.
Caim saiu dali e matou seu irmão Abel.
Deus o expulsou para o leste do Éden.
Não é claro o texto no sentido da causa da rejeição do sacrifício de Caim. A mais provável - contam os doutos - seriam as determinações contidas no Levítico. As mãos de Caim seriam impuras. Mas por quê?
A esta altura do Texto Sagrado, não mais é novidade o mau instinto prevalecendo sobre o coração do homem. A história da serpente que tenta Eva, e que acaba vencendo a ela e a Adão e um exemplo claro.
Ora, pelo contexto bíblico, Caim teria se transformado num homem mau por causa da recusa aparentemente injusta de Deus às suas ofertas.
Em tendo se tornado um homem indignado, descarregou sua ira em seu irmão, que entendia privilegiado por Deus, e o matou.
Deus o castiga com o desterro.
O terceiro filho, que vem substituir Abel chamou-se Set.
Os descendentes de Caim têm a missão de implantar uma cultura material, enquanto os de Set uma cultura religiosa.
Este Deus vingativo não é novidade no Antigo Testamento. É muito difícil explicar algumas atitudes Dele, tais como esta com relação a Abel, a matanças de inocentes, a pressão sobre Abrahão para sacrificar seu filho Isaac e outras. O Novo Testamento já diferente, pois o Deus que aparece ali já é misericordioso.
Trouxe à lume estes fatos bíblicos para dizer que qualquer fato da vida pode ter uma interpretação a justificar alguma das partes, por mais errada que ela possa estar. Um exame mais aprofundado de circunstâncias pode revelar nuanças que possam levar a justificação de fatos, os quais, a primeira vista, poderiam condenar, mas que em análise mais amiúde podem vir a absolver.
-------------------------
Nota – O Levítico é um dos cinco Livros do chamado Pentateuco, os quais seriam os Livros de Moisés. Os outros são o Gênesis, Êxodos, Números e Deuteronômio. Estes Livros iniciam a Bíblia. O Levítico é um livro de caráter religioso, ou seja, teocrático, contém regras de conduta ao povo judeu. Na verdade, contém normas de conduta a todo o povo, embora escondidas como ordens divinas.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2008
(212)
-
▼
agosto
(19)
- DESABAFO DE UM CONSERVADOR MALVADO
- FRASES DEFINITIVAS
- A MODÉSTIA
- OBAMA OU MC CAIN?
- O PROFETA CALADO
- ANTENA TREZE
- ANTENA QUATORZE
- ENSINO PÚBLICO, SALVEM-NO
- OLHA A LÍNGUA AÍ GENTE
- A NOSSA ESTRELA
- UM ENSAIO SOBRE A CORAGEM
- ENGOLIR SAPOS ( BARBUDOS OU NÃO)
- MILLOR
- EL VIEJO TATA
- POR QUE AS COISAS BOAS ACONTECEM ÀS PESSOAS BOAS?
- NOTAS DE SABEDORIA HERDADAS DO LATIM
- SONHOS REALIZADOS? NOVOS SONHOS CRIADOS
- A VISÃO DO ADVOGADO
- MST NO INCRA: PODER DE POLÍCIA NELES.
-
▼
agosto
(19)
Nenhum comentário:
Postar um comentário