sexta-feira, 29 de agosto de 2008

FRASES DEFINITIVAS

Frasista é um neologismo que tem a pretensão de identificar o sujeito que constrói frases inéditas e de grande profundidade. Não sou um bom frasista, mas algumas vezes tenho criado frases interessantes, e que passam a ser repetidas pelas pessoas de minhas relações. Uma dela é que o chato atrai desgraça. Quero dizer com ela que, se a pessoa é muito chata e fica recomendando muito, o seu assunto fatalmente não dará certo. Inventei a frase lá pelos anos 70, e até hoje é repetida aqui no meu ofício, e considerada como uma realidade inquestionável.
Se atribui a Ulisses Guimarães a seguinte frase: “O segredo da felicidade é fazer do seu dever o seu prazer.” A frase é direta: você tem que gostar do que faz. Você não pode ir para o trabalho como se fosse para a forca. Os dias de trabalho também são dias de vida. Pense bem: você passa um terço de sua vida no trabalho. Se forem dias de sacrifício sua vida será um inferno. Realmente boa frase.
Confesso que não sei quem é ou foi L.Martinez, mas a ele ou ela é atribuída a frase: “É uma grande conquista aprender a manejar a própria vida.” Sábias palavras. A gente não consegue controlar a nossa própria vida, e passamos o tempo todo querendo controlar a vida dos outros. Temos a pretensão de dar lições de vida ao mundo, mas não aprendemos a nossa própria lição.
Mário Quintana, o gênio com jeito de menino brincalhão, tem duas frases que contêm uma mensagem perfeita: “O tempo não pára. Só a saudade faz as coisas pararem no tempo.” Tenho minha própria maneira de ver a saudade. Entendo que saudade é a face doce da perda. Olha aí, criei outra frase! Dentro da saudade não se envelhece, nada se perde, todas as pessoas e coisas estão ali. Guardadas, só esperando que vamos até elas.
E, a última frase, que infelizmente são sei a autoria: “As pessoas entram e saem de nossas vidas. Mas elas não vão só... Sempre levam um pouco de nós e deixam um pouco de si. Como entende ser esta uma frase perfeita não se impõe legenda explicativa.

Um comentário:

Unknown disse...

“É uma grande conquista aprender a manejar a própria vida.”

Esta é a minha preferida....

beijos

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS