Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
LUQUINHA IMORTAL
Tinha poucos anos de idade quando ganhei uma camisa do Grêmio. A famosa tricolor com listas azuis, pretas e brancas. Aquela que os colorados costumam chamar de pijama. Lembro diretinho do grande distintivo, ainda no modelo antigo, onde Grêmio se resumia a um "G", no centro vinha a inscrição Foot-ball e abaixo PA. É que no nascimento do tricolor Grêmio significava tão-somente uma agremiação ou clube, Foot-Ball o tipo de esporte praticado pela entidade, e nome mesmo era Porto-alegrense ou portoalegrense.
Quando houve a modificação, o nome Grêmio já era consagrado, sendo exibido no centro, onde antigamente vinha foot-ball; no lugar do "G" o ano de fundação (1903) e abaixo simplesmente FBPA.
Nunca mais comprei uma camisa do Grêmio, pelo menos a com listas. Tive e tenho diversas camisas, mas não adquiri mais a camiseta tradicional.
Hoje, tenho duas camisas oficiais listadas uma que me foi presenteada pelo Dr. Flávio Obino, então presidente do clube, e outra por Edgar Schmitt, bom jornalista esportivo consagrado da praça.
Tenho várias camisas de passeio com distintivos do Grêmio. Algumas delas tenho usado em minhas viagens, inclusive para o exterior. É impressionante como as pessoas identificam de imediato o distintivo. Existem camisas de cores diferentes, mas com um pequeno distintivo, pois as pessoas reconhecem imediatamente. E, já vem sorridentes falar sobre o tricolor comigo. É até um fator de aproximação e também de muito orgulho para mim.
Tenho um sobrino neto, o Luquinha, que está atualmente em Curitiva morando com seu pai e mãe. Pois um dia, vi no orkut ele envergando uma camisa do internacional, e fiquei chateado, pois esperava que fosse gremista como eu e o pai dele - Luiz Henrique. Um dia, estava vendo as novidades da lojinha do Grêmio e vi um pijama tricolor. Pensei vou mandar este pijama para o Luquinha. Pijama é pijama, e ele não vai ligar se é gremista ou não.
Pois na semana seguinte estava ele lá em foto no Orkut orgulhoso com o seu pijama novo. Me enchi de orgulho e já mandei uma nova camiseta do Grêmio para ele. Quando ele veio a Porto Alegre, já levei numa lojinha e dei um camiseta oficial para ele do Grêmio, o que me fez lembrar aquela primeira camiseta que eu tinha ganho há mais de cinquenta anos.
Hoje ele está no Orkut orgulho com o seu "manto" tricolor para o orgulho deste tio-avô gremista.
Um grande abraço tricolor ao LUQUINHA!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2009
(308)
-
▼
novembro
(27)
- AZUMELHO DA ESBÓRNIA*
- ESSES MÉDICOS...
- DCE-UFRGS
- BATTISTI - LARGUEI...
- VERÍSSIMO, NO ORIGINAL
- REENCONTRO DOS 30
- MOTIVOS PARA NÃO IR VER O FILME DO LULA
- FESTA DOS 30
- LUQUINHA IMORTAL
- ÓDIO AOS APOSENTADOS
- AURORA DA MINHA VIDA
- RAIOS DA FAMÍLIA MARVEL SÃO RESPONSÁVEIS PELO APAGÃO
- CARÊNCIAS
- RAUL É COMUNISTA, MAS NÃO É BURRO
- NOTÍCIAS SEM DIPLOMA
- LULA DEVERIA USAR UNS ÓCULOS QUE O FIZESSE ENXERGA...
- FICA UM POUCO DELE, LEVA UM POUCO DE NÓS
- MÁGOAS
- BRUNO
- CHÁVEZ NO MERCOSUR
- AS ÚLTIMAS DO ZÉ LAIA
- NOTICIAS SEM DIPLOMA
- GATINHA LINDA, MAS FERA
- MAQUINHO
- A SAUDADE ANDA GRUDADA EM NÓS
- SERÁ MESMO?
- TEMPOS DE SAUDADE
-
▼
novembro
(27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário