sábado, 16 de janeiro de 2010

O VADIO

Outro dia revi uma charge de um macaquinho sentado, com uma legenda: quando me dá vontade de trabalhar, eu sento e fico esperando a vontade passar.
Os nordestinos têm, injustamente, a fama de vadios, quando na verdade dão um duro danado. A fama de não ser chegado ao trabalho, no entanto, faz parte do folclore do nordeste. Talvez em cima da idéia que o enorme calor os deixe indolentes, lerdos e sem vocação ao trabalho.
Estive em quatro estados nordestinos no último ano, sendo duas vezes na Bahia, e não via nada disso. Achei que eles trabalham como qualquer outro trabalhador do sul.
Quero dizer com isto que estigmatizar um povo isolado como vadio é uma tremenda bobagem, mas que os vadios isolados existem é evidente.
Eles estão em toda a parte.
O vadio quando é convocado para o trabalho sempre tem uma desculpa. As vezes ele nem se dá ao trabalho de saber para quando está sendo convocado para o trabalho, e de que se trata. Vai logo dizendo que não pode, que já tem outro compromisso.
A figura do vadio é fácil de ser identificada, pois ele sempre é falastrão, pois fala muito para não ter tempo de trabalhar. Procura ganhar o outro na conversa, sendo que de preferência que o outro labute em seu lugar.
O vadio não sabe nada, pois evita aprender coisas, pois, em aprendendo, no futuro vão lhe pedir para fazer.
Ele somente está preocupado com a próxima refeição. O vadio com dinheiro no bolso, não está interessado em trabalho.
Quando um vadio recebe um pedido de orçamento para um trabalho, ele enrola mas acaba passando o orçamento, torcendo para que você não aceite. Quando o vadio está esperando uma resposta de orçamento ele não pega outro trabalho, pois pode ser chamado naquele que fez o orçamento, então, não quer correr o risco de perder o primeiro. Na verdade, fica torcendo para você não aceitar o orçamento, aí estará livre das duas ameaças de trabalho.
O vadio não quer trabalho, quer emprego. Quer ter uma fonte de renda, mas não labuta. O vadio adora emprego público, de preferência CC (cargo em comissão), pois não tem qualquer tipo de compromisso.
Todos nós conhecemos um bando de vadios. Principamente numa determinada classe.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS