terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O PAPAGAIO D E PIRATA


Os antigos retratos de piratas mostravam um sujeito de tapa-olho, uma bandana na cabeça, geralmente um coletinho sem manga, uma fita na cintura, com um sabre ou adaga atravessada, e às vezes um chapéu tipo Napoleão, com uma caveira guarnecida por dois ossos cruzados, e quase sempre um papagaio no ombro.
Nunca entendi esta relação do papagaio com o pirata, mas o fato é que a figura ficou celebrizada, especialmente em garrafas de rum, que seria a bebida preferida dos piratas, e dos marinheiros em geral.
Na política, existem as pessoas que ficam rodeando os famosos para puxar para si um pouquinho da fama deles. Para tanto, procuram sair nas fotos junto com o político de sua preferência que imagina possa lhe trazer vantagens. Este tipo de gente se posta geralmente ao lado dos políticos ou atrás dele, tal quais os papagaios aparecem nos retratos de pirata. Daí que as figuras ficaram conhecidas como “papagaios de pirata”.
Pois existe um caso agora que está ficando muito engraçado, para não dizer trágico. O Lula Lá arranjou um papagaio de pirata para ele. Em qualquer lugar que vá está lá o seu papagaio de pirata a sair na foto, a se enquadrar na tomada de câmera, a fazer um pronunciamento logo após o presidente ou até mesmo antes dele.
O papagaio de pirata está em todas: só falta comparecer em inauguração de banheiro de rodoviária. O papagaio se apresenta, mesmo que o assunto não lhe diga respeito. Não interessa se a matéria é estrada, saúde ou transporte, lá estado o papagaio de pirata a ilustrar a matéria.
Graças a Deus, o papagaio de pirata não tem qualquer carisma, pelo contrário é bastante antipático, daí que estas suas aparições com Lula Lá não estão adiantado nada para as suas ambiciosas pretensões. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS