terça-feira, 19 de janeiro de 2010

LEI DE NEWTON

A maioria dos advogados, aliás só advogados não, a maioria dos bacharéis em direito abominam a matemática e a física. Já vão fazer direito para fugir destas matérias. Neste campo, sou uma exceção, pois sempre gostei de ambas.
Na semana passada, chegou aqui no meu trabalho um velho professor meu de física (Paulo Leibel de Moraes). É claro que ele não lembrava de mim, pois foi meu professor em 1972 – e lá se vão 38 anos.
Por pura diversão olhei para ele, e sem saudações, lasquei:
- Matéria atrai matéria na razão direta da massa e na razão inversa do quadrado da distância.
Ele abriu um longo sorriso de satisfação. Típico constatação do dever cumprido: alguém aprendeu alguma coisa em minhas aulas, e tão bem que lembra passados quase 40 anos.
Outro dia fiz uma brincadeira em aula com os meus alunos perguntando quem sabe a fórmula de Báscara. Uns dez levantaram a mão.
Inquiridos por mim, unanimidade me responderam: bê negativo, mais ou menos raiz quadra de bê ao quadrado menos quatro A C sobre dois A.
Retruquei: NÃO!
- Não tem nada errado, responderam, em coro.
Insisti: NÃO!
Esclareci: uma equação é composta de uma igualdade, assim sendo a expressão por eles exposta é antecedida por x é igual.
Caíram duros, mas se deram conta imediatamente que eu tinha razão.
Para que servia a expressão que propagavam? Exatamente para achar o valor de x.
Na verdade, as pessoas aprendem matemática, mas não tem a mínima idéia para que servem essas equações. Trata-se de falha dos professores, certamente fundada numa formação deficiente.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS