Os palestinos - que não moram em Israel - estão concentrados ou na Cisjordânia, junto à Jordânia, no que seria os fundos de Israel para quem do mar olha o estado judeu, ou na faixa de Gaza, junto ao deserto do Sinai na fronteira com o Egito. Desde que o grupo radical islâmico denominado Hamas tomou conta do governo palestino na Faixa de Gaza, Israel determinou um bloqueio econômico. Assim, somente deixam passar ajuda humanitária, ou seja, víveres para a mantença do povo palestino ali instalado.
Por que Israel faz isso? Os palestinos do Hamas têm o hábito de jogar mísseis sobre Israel, atingindo indiscriminadamente a população deste país. A crítica mundial, especialmente a esquerda, não liga para isso, pois acham uma coisa natural. Assim, os judeus tomam este tipo de atitude como defesa prévia, a evitar o abastecimento do grupo Hamas na à Faixa de Gaza.
Grupos ativistas tentam há muito tempo romper o bloqueio, através de ações onde se juntam grupos de diversos países. Foi assim que um grupo de barcos tentou há poucos dias quebrar o bloqueio. Os navios foram invadidos por forças israelenses. Logo que entraram nos navios, enfrentaram a reação tentando conter os ativistas com balas de borracha e festim. A reação foi violenta com paus e pedras, com o que as forças israelenses empregaram armas letais, vindo a sucumbir no episódio nove dos ativistas.
A grita mundial, incluindo a Turquia principal patrocinadora da campanha, e vários outros países, que costumam incentivar este tipo de atitude, inclusive o Brasil.
Uma ativista brasileira tem sido entrevistada por inúmeras publicações brasileiras é ela Iara Lee. Ela já tinha história de problemas envolvendo sua atividade com Israel, sendo determinada feita, segundo contou, presa e deportada de lá.
Ela deu nesta semana uma entrevista para a revista Época que esclarece totalmente o incidente.
Diz ela, sem econominzar palavras:
".....Quando viram o número de ativistas, devem ter pensado; "Vamos ter de matar certa quantidade para controlá-los." Não precisava disso. Só não contavam com as filmagens que fizemos. Morderam a isca. Agora podemos mostrar ao mundo a verdadeira face de Israel. " Pergunta o repórter de Época: A viagem tinha um intuito de provocar Israel, então? " Responde ela, fechando a entrevista: "Fomos sabendo que a idéia de furar o bloqueio era ilegal, mas é ilegal para o mundo. Na nossa cabeça, ilegal é a existência do bloqueio. É desumano, para um campo de concentração."
Acho que carece de comentários, pois ela explicou tudo.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
junho
(32)
- COMEÇAR DE NOVO
- PASTEL DE RODOVIÁRIA
- EQUIPE DE ESCRITURAS DO 3ºTABELIONATO DE NOTAS
- TEFLON
- CRÍTICA AOS INTELECTUAIS
- BACHARÉIS DE 79
- ESTE BLOG É PARA VOCÊ?
- A MORTE DO "BAIANO"
- IMPOSTO SOBRE AS GRANDES FORTUNAS
- NOVO VISUAL
- DEFENSORAS PÚBLICAS: NOBRE MISSÃO
- NINHO DE REACIONÁRIOS
- CULPA
- UM RECOMEÇO PARA O BRASIL
- VIRGÍNIA, A DEFENSORA QUE NÃO SAI.
- EU E A SELEÇÃO
- O FIM DOS TEMPOS, SEGUNDO SARAMAGO
- BOBAGENS DA MIDIA ESPORTIVA
- CHEGA DE COPA!
- CARA DE PAU
- DÍVIDA INTERNA
- UMA MULHER QUE FARÁ O BRASIL DE LULA (sic)
- ALEMAAAAAAAAAANHAAAAAAAA
- AS APARÊNCIAS ENGANAM
- ITÁLIA CAMPEÃ, POR QUÊ?
- O FUTURO É DOS NEÓFITOS
- MILLOR - PENSAMENTOS
- À PÁTRIA DE CHUTEIRAS, ALGUNS PALPITES
- IARA LEE : MORDERAM A ISCA
- INTERPRETANDO SONHOS
- CHICO XAVIER NA COPA 2014?
- VIVO DOS MEUS SONHOS
-
▼
junho
(32)
Um comentário:
Complicado agora vai ser vermos como ficará a versão dela das imagens, afinal edições de vídeos podem ser beeeem tendenciosas....
Postar um comentário