segunda-feira, 7 de junho de 2010

IARA LEE : MORDERAM A ISCA

Os palestinos - que não moram em Israel - estão concentrados ou na Cisjordânia, junto à Jordânia, no que seria os fundos de Israel para quem do mar olha o estado judeu, ou na faixa de Gaza, junto ao deserto do Sinai na fronteira com o Egito. Desde que o grupo radical islâmico denominado Hamas tomou conta do governo palestino na Faixa de Gaza, Israel determinou um bloqueio econômico. Assim, somente deixam passar ajuda humanitária, ou seja, víveres para a mantença do povo palestino ali instalado.
Por que Israel faz isso? Os palestinos do Hamas têm o hábito de jogar mísseis sobre Israel, atingindo indiscriminadamente a população deste país. A crítica mundial, especialmente a esquerda, não liga para isso, pois acham uma coisa natural. Assim, os judeus tomam este tipo de atitude como defesa prévia, a evitar o abastecimento do grupo Hamas na à Faixa de Gaza.
Grupos ativistas tentam há muito tempo romper o bloqueio, através de ações onde se juntam grupos de diversos países. Foi assim que um grupo de barcos tentou há poucos dias quebrar o bloqueio. Os navios foram invadidos por forças israelenses. Logo que entraram nos navios,  enfrentaram a reação tentando conter os ativistas com balas de borracha e festim. A reação foi violenta com paus e pedras, com o que as forças israelenses empregaram armas letais, vindo a sucumbir no episódio nove dos ativistas.
A grita mundial, incluindo a Turquia principal patrocinadora da campanha, e vários outros países, que costumam incentivar este tipo de atitude, inclusive o Brasil.
Uma ativista brasileira tem sido entrevistada por inúmeras publicações brasileiras é ela Iara Lee. Ela já tinha história de problemas envolvendo sua atividade com Israel, sendo determinada feita, segundo contou, presa e deportada de lá.
Ela deu nesta semana uma entrevista para a revista Época que esclarece totalmente o incidente.
Diz ela, sem econominzar palavras:
".....Quando viram o número de ativistas, devem ter pensado; "Vamos ter de matar certa quantidade para controlá-los." Não precisava  disso. Só não contavam com as filmagens que fizemos. Morderam a isca. Agora podemos mostrar ao mundo a verdadeira face de Israel. " Pergunta o repórter de Época: A viagem tinha um intuito de provocar Israel, então? " Responde ela, fechando a entrevista: "Fomos sabendo que a idéia de furar o bloqueio era ilegal, mas é ilegal para o mundo. Na nossa cabeça, ilegal é a existência do bloqueio. É desumano, para um campo de concentração."
Acho que carece de comentários, pois ela explicou tudo.

Um comentário:

Lalaith place disse...

Complicado agora vai ser vermos como ficará a versão dela das imagens, afinal edições de vídeos podem ser beeeem tendenciosas....

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS