quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

FALTA DE SOLIDARIEDADE

Lourdes, mais eu, caminhamos todo o dia na beira da praia aqui em Ipanema, Porto Alegre. Aconteceu que hoje pela manhã um barulho de pomba chamou a atenção de Lourdes que imediatamente me passou: uma pomba estava pendurada por um fio de nylon numa árvore. A pobrezinha se debatia tentando se livrar das amarras, mas não tinha qualquer possibilidade de conseguir. Não sei como ela foi parar ali. Não dava na altura para que pudesse alcançá-la. Daí, procurei uma taquara e fui tentando derrubar o fio e livrar a pomba. Não conseguia enganchar. Até que um rapaz que fazia Cooper por ali, resolveu nos ajudar, e fez uma fenda na taquara, com o que enganchamos no fio e livramos a Paloma.
Ela se livrou e ficou um pouco pelo chão, em seguida alçou voo para uma árvore próxima. Saí dali pensando: a pomba teve sorte de nos dias de hoje alguém se dispor a ajudar um animal em perigo. O normal é que se abstenham de socorrer até as pessoas que se encontram em perigo. A solidariedade é coisa rara.
A pomba teve sorte, pois se continuasse ali a se debater, acabaria por sucumbir.
As pessoas assaltadas na rua, não raro, se queixam que o foram no meio do movimento, e que ninguém moveu um dedo para ajudá-las. Ninguém quer se comprometer. Esse é um fenômeno típico de cidade grande. No interior, a situação é diferente, ainda existe esta cultura de ajudar quem a não se conhece, sem esperar qualquer contraprestação.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS