sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

LEMBRANÇAS DE FÉ

Minha irmã Ivanir superou mais um problema de saúde.
A sua força pessoal e as orações de seus familiares e amigos, certamente contribuiram para mais esta vitória.
Ela tem sido corajosa, o que é muito importante neste tipo de enfrentamento.
"Mens sana in corpore sano" já diziam os romanos. Cabeça boa, corpo são.
Certa vez alguém me perguntou: o que é FÉ?
Respondi: fé é acreditar sem precisar explicar.
O meu desancanto com as religiões não me tiraram a fé.
Me tiraram somente o crédito com as instituições.
A minha fé está nas palavras do filósofo católico Santo Agostinho, que disse: tudo tem algo que o antecede; e este algo que também o antecedeu. Assim, se faz sempre retrocedendo até chegarmos a uma razão primeira. A este primeiro ser chamamos DEUS.
Sobre as lições fico somente como uma amai-vos uns aos outros como ama a ti mesmo.
Esta fórmula simples resolve todos os problemas a humanidade, o resto é o resto.
Tive uma fase de minha vida onde participei muito da Igreja Católica, através de grupos de alguma profundida. Tive também um tempo que estudei teologia por correspondência num instituto católico paulista.
Quando dava palestras sempre costumava dizer que para alcançar a verdade a pessoa não precisava de religião. Esta minha afirmativa deixava as carolas* de cabelo em pé.
Trazia ao lume um vietnamita que pretensamente vivia em seu país, grande parte tomado por uma floresta tropical desabitada. Ele lá nunca tinha ouvido falar em Jesus, Buda, Maomé, ou qualquer outro líder religioso, mas era bom pai, bom filho, bom vizinho, bom trabalhador; era pessoa honesta e cumpridora de seus deveres sociais. Pedia pelo menos um motivo para que tal criatura não fosse para o chamado céu. Nunca fui contrariado frontalmente, pois os papos de corredor eram de que tratava de heresia.
O maior ensinamento que tive sobre fé, veio de um ateu. Um dileto amigo meu já falecido, que era ateu e comunista confesso, e com o qual eu tivera grandes papos filosóficos sobre o assunto, quando da doença e depois falecimento de Maria Lúcia, me confidenciou que inobstante a sua descrença havia rezado por ela.
Tivera eu ali naquele momento duas certezas: aquilo era a verdadeira fé, em segundo, estava diante de um dos melhores amigos que eu tive.


**carola - defino com aquelas senhoras com alguma idade que frequentam a igreja diariamente, na esperança de que possam ir para céu,e que Deus se esqueça de seus pecados.

Um comentário:

JOVV disse...

Recebi este comentário do meu amigo Penha a quem por afinidade chamo de irmão.
Osnir

Meu Irmão, de religião precisam aqueles que esqueceram DEUS ( não é teu
caso - não é meu caso ).
Do Grego.......Religare...........religar com o criador.......
Todos os dias em muitos momentos eu converso ( faço oração - ora de ação ;
não rezo...isso é repetição )
Quem precisa de "Reza".....são aqueles que esqueceram. DEUS "precisa
entrar
dentro deles"; para tanto a
repetição é um treino. Eu creio e é somente isso. Que nem vc, não preciso de
"provas".
Falo ao Criador como falo com toda sua criação,......"abro meu
coração.......converso".........
Eu sinto DEUS a todo instante, é minha fala, pensares, planos, pedidos,
choros, dúvidas, lamurias.
Minha respiração é a manifestação do criador. A vida que habita em mim e me
move, vive em todas minhas
células é DEUS.
Chamemos de DEUS, Todo Poderoso, Senhor de Todas as Coisas,o Criador
Primordial, meu EU SOU.
Particularmente gosto de chama-lo de MISERICORDIOSO........( bem o
sabes......a definição em si ).
Ele sempre te levantara, apoiará, e virá ao teu encontro, sejas uma Madre de
Calcutá, Buda, ou até um Hitler,
um assassino............se assim o desejarem..........se fizerem a
"reconciliação".
- Juiz..........julgador.....pagas.....carma....seja lá o que
for.................é do "tempo do homem".
Essas coisas não são de DEUS.............DEUS é AMOR.
O Divino Mestre, veio......revelou.........ensinou....mas não
aprendemos............bebemos o seu sangue.........
A máxima até hoje não totalmente professada, substituta de todas as leis
humanas.........apenas ela como ensinamento,
mero mandamento: "Amai-vos uns aos outros.....................
Não precisamos de Pontífices ( fazedores de pontes ), sejam eles Mestres,
Rabinos, pastores, padres, mulás.
Os sacerdotes de todas as religiões .....mentiram para nós.............não
precisamos de "pontes para chagar a DEUS".
Ao dizerem isso desde o começo dos tempos, o fizeram e fazem os sacerdotes
de todas, com o intuito do domínio,
no intuito do "poder"..........da submissão..........do homem pelo homem.
È um caminho de serventia mais fácil para eles.
Servem mais as trevas ( criação deles) do que a "Luz........expressão máxima
de DEUS"....em..seu "Fiat luz".
DEUS...."dorme na eternidade?????"....
Deu-nos a "idéia"................."ideação pressuposta por nós"....na

tentativa de interpreta-lo.
Somos todos "Idéias em evolução".
Não nos esqueçamos porém........"sob a égide do
AMOR"..................expressão máxima, como disse, do criador.
Os templos de "todas as religiões", deveriam ser "Oásis para refrescarmos

nossas idéias".
Podem existir sim, mas não para "dominar....submeter"..........DEUS não
precisa disso.
Ele é o TODO PODEROSO....
Somos "Camelos no deserto".......
Como fazem em seu deslocamento no deserto??
De "Oásis a Oásis"....
O interessante que o fazem no intuito de busca da
água....................mas para que, se suas corcovas estão sempre
cheias da mesma???
Assim o somos também - Camelos no deserto - temos todos a verdade dentro de
nós e ela é a mesma para todos.
Podemos parar nos Oásis da Vida apenas para,..."Refrescarmos nossas idéias,
conversarmos uns com os outros", nunca para "sermos ensinados ou
dirigidos".....
Conversemos......cada um com suas interpretações e a verdade camuflada em
seus andrajos dentro de nós,
exatamente com a mesma vestimenta em todos.
Não sou o dono da verdade.....
"Cogito Ergo Sun"........vivo e deixo viver.................apenas sei que
"muito pouco ainda sei"

Bj em teu coração / Penha

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS