domingo, 14 de fevereiro de 2010

PASSO DE BEBÊ

Há muito anos assisti um filme,creio que com Robert Willians, onde era aplicado um método psiquiátrico que eles chamaram de "passo de bebê". Confesso que não me liguei no nome em inglês, pois, não seria inédito que fosse uma tradução mal feita.
A verdade é que o psiquiatra dizia que o doente tinha que se preocupar com o próximo passo e não com toda a caminhada. Em suma, deveria se preocupar somente com o primeiro passo, tal qual um bebê o faz.
Pensei muito neste filme por estes dias. Vi o quanto de verdade ele contém. Realmente, a melhor maneira de enfrentar uma dificuldade é enfrentar somente o passo seguinte. Vencido o primeiro passo nos preocupamos com o seguinte... Quando vemos enfrentamos com sucesso toda uma longa caminhada.
Eu era um eterno angustiado. Até que li uma passagem bíblica que muito me influenciou dali para frente: "...não vos preocupeis com o dia de amanhã, o dia de amanhã terá suas próprias preocupações. Para cada dia bastam suas próprias dificuldades."
Assim sendo, quando enfrentamos uma situação de dificuldade, vamos nos preocupar somente com a dificuldade que está ali na nossa frente, tentar adivinhar dificuldades maiores somente aumentará nosso sofrimento.
Se realmente elas vierem teremos sofridos duas vezes: por antecipação e quando os infaustos acontecimentos chegarem. Ou, o que pior, se não chegarem teremos sofrido antecipadamente de graça.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS