segunda-feira, 21 de abril de 2008

O ESCORPIÃO PARANÓICO (REDUNDÂNCIA?)

Infelizmente, não fui aluno do Professor Lubianca, que lecionou Medicina Legal para várias gerações, na velha faculdade de Direito da UFRGS. Para a minha turma, lecionou, segundo me consta, seu filho, também bom professor.
Na referida cadeira, além de outras matérias, estudamos as doenças mentais ou sejam patologias da mente.
A mais comum é esquizofrenia, a qual se caracteriza por distúrbios da afetividade. Ela corresponde a uma fuga do mundo real, e que lhe desagrada. Busca o esquizofrênico um mundo de fantasia, o qual, por óbvio, fica distante do ambiente hostil ao qual o paciente é incapaz de
ajustar-se.
Existem quatro formas de esquizofrenia conhecidas:
(1) simples;
(2) hebefrênica;
(3) catatônica; e
(4) paranóide.
A paranóide se apresenta sob a forma de desconfiança, conceito exagerado de si mesmo, perseguição e grandeza. Tudo isso sem alucinações.
Abro aqui um parêntese: e vamos para os signos do Zodíaco.
O signo de Escorpião se caracteriza por pessoas enigmáticas e penetrantes. Elas sondam sem nada revelar.
Por baixo da cortina de fumaça que fazem questão de manter entre elas e as outras pessoas, são profundamente sentimentais e sensíveis. Eternamente desconfiados – quase em paranóia - têm um faro especial para perceber aquilo que os outros tentam esconder.
A determinação fica evidente na postura do Escorpião. Quando você fica em pé, sua cabeça projeta-se para frente, à maneira de um cão de caça, ou como se você estivesse espiando através de um buraco de fechadura.
Não chegaria ao exagero de considerar todos os escorpianos paranóicos, mas há de se reconhecer que existe uma afinidade entre os dois conceitos.
Assim, se eu lhe olhar desconfiado, não credite a uma eventual paranóia, ou qualquer outra patologia ligada à esquizofrenia, trata-se somente de característica de meu signo. Afinal, não tenho culpa de ter nascido em 05 de novembro.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS