quarta-feira, 30 de abril de 2008

TEM MELODIA, HARMONIA E RITMO? ENTÃO É MÚSICA.

Aprendi com um amigo que para existir música são necessárias três coisas: melodia, harmonia e ritmo. Meu amigo era Danilo Santos um grande companheiro, um grande profissional e excelente músico. Morreu cedo, aos 56 anos, para a profunda tristeza de todos.
Provavelmente, nunca saberei a diferença entre um dó e um sol, muito menos entender o que é sustenido, mais difícil ainda será eu perceber que determinado instrumento está desafinado, no entanto, posso sentir toda uma linda melodia, degustar a harmonia e apreciar o ritmo de uma boa música. Ou seja, posso perceber através dos meus sentidos que determinada música é uma obra prima, ótima, boa, razoável, ou que não tem qualquer valor musical.
Algumas músicas me tocam, me marcam na primeira vez que a escuto. Somente ao longo do tempo percebo que elas, de fato, têm todos estes atributos exigidos à boa música.
Há pouco, usando as maravilhas da internet, procurava músicas do mais profundo gosto. Encontrei uma que considero uma obra prima trata-se de BRIDGE OVER TROUBLED WATER (As águas revoltas que passam sob a ponte) de autoria do maravilhoso Paul Simon, o mesmo da dupla SIMON and GARFUNKEL. A minha grande dúvida se gosto mais dela na voz de ELVIS PRESLEY ou do próprio PAUL SIMON. Nesta música, você tem uma melodia maravilhosa, um lindo ritmo e uma fantástica e filosófica letra.
Em seguida, procurei IMAGINE de John Lennon, que lançou sonhos de paz a toda uma geração, e que até hoje orienta os caminhos daqueles que buscam o fim das lutas e guerras. Também uma linda letra, uma singela mais linda melodia.
New York New York foi a minha próxima pesquisa, claro que cantada por aquele que foi denominado A VOZ, ou ainda BLUE EYES (olhos azuis), o inesquecível e insubstituível Frank Sinatra. Uma música com um ritmo marcado, uma melodia linda e uma bela letra.
Em seguida, pesquisei outra música das minhas favoritas DON´T CRY FOR ME ARGENTINA (Não chores por mim Argentina) na voz de Karen Carpenters. Não encontrei mais escutei e vi na voz também da ótima MADONA, com vídeo do filme EVITA, onde ela está maravilhosa ao lado de Antonio Banderas.
Na música, é evidente que a interpretação também é muito importante. Acima citei um-a-um cantores inigualáveis como ELVIS, PAUL SIMON, LENNON, SINATRA, KAREN CARPENTERS e MADONA, mas poderia incorporar a este elenco inúmeros outros cantores que valorizam através de suas interpretações as músicas que apresentam.
Finalizei com um dos meus compositores favoritos o inesquecível GONZAGUINHA, um letrista fantástico, e talvez insubstituível, selecionei uma música que honra o cancioneiro brasileiro, na voz não potente do próprio compositor – que na verdade era somente razoável quanto à voz- mas maravilhoso na interpretação de suas próprias músicas, trata-se de SANGRANDO.
Vejam que beleza de letra:

Por favor, entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando

Coração na boca
Peito aberto
Vou sangrando
São as lutas dessa nossa vida
Que eu estou cantando

Quando eu abrir minha garganta
Essa força tanta
Tudo que você ouvir
Esteja certa
Que estarei vivendo

Veja o brilho dos meus olhos
E o tremor nas minhas mãos
E o meu corpo tão suado
Transbordando toda a nossa emoção

E se eu chorar
E o sal molhar o meu sorriso
Não se espante, cante
Que o teu canto é a minha força
Pra cantar

Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
É apenas o meu jeito de viver
O que é amar

Parafraseando Vinicius de Moraes: em música a beleza é fundamental.
À música ruim, prefiro escutar o silêncio...

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS