Hoje, vou abrir uma exceção e falar de comida. O assunto é o queijo.
No inverno, nada melhor que queijos e vinhos para receber os amigos. É claro que não só queijos e vinhos, mas pão, manteiga e muito patê com misturas – que costumo chamar de pastas.
Recomendo o francês Brie, o holandês Gouda, os suíços Emmenthal e Gruyère, os italianos Gorgonzola e Provolone. Se você é uma pessoa de sabor requintado fique entre o Brie, o Gouda e o Gruyère. Se você gosta de sabores mais fortes vá de Gorgonzola e Provolone. Se o seu negócio é volume coma muito Emmenthal. Tudo acompanhado por vinhos. Tintos é claro.
Temos bons vinhos para a empreitada, sugiro os brasileiros honestos da Marsson, tipo Merlot alternado com Cabernet Savignon. Pode usar também, sem culpa, o vinho argentino da região de Mendonza. Feche os olhos e escolha um de uva Malbec, você não errará. Se a escolha for um Chileno, também não se atire ao chão de arrependimento, escolha um de uva Carménère. Não se assuste se nele houver outra uva misturada, pois fica mais interessante. A uva Carménère foi redescoberta pelos chilenos, que a souberam tratar com muito esmero.
Well, mas nem todo vinho senta com queijo. Bobagem, vinho bom é o que senta com seu paladar e não com o do enólogo, pois ele não sabe do seu gosto, a maioria não passa de um chato.
Não se esqueça de água mineral para acompanhar. Alterne com os goles de vinho, pois o vinho tende a desidratar você. A melhor água mineral brasileira é a São Lourenço de Minas Gerais. Tem uma garrafa verde de um litro, e garrafinhas pequenas também. Compre a de um litro. Custa mais caro que as nossas, mas é muito boa. Tá bem, se você é nojento, e só gosta de coisas importadas pode tomar a Perrier, mas vai ter que pagar 8 pilas por uma garrafinha nanica.
Quanto ao pão, compre pão italiano, aquele mais duro, algumas bisnagas ou baguetes, e para quem é mais sofisticado, quem sabe uns brioches salgados e/ou doces? Há, para quem tem um pé no oriente médio, um pãozinho árabe cai bem.
E, por derradeiro, não pode faltar – é claro – boa companhia.
Pessoas de alto astral, que joguem você para o alto, que
venham falar de seus bons planos, e de suas boas idéias.
Bon apetit!
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2008
(212)
-
▼
abril
(28)
- TEM MELODIA, HARMONIA E RITMO? ENTÃO É MÚSICA.
- MARTIN FIERRO NUMA HOMENAGEM ÀS MÃES
- VOU CONTAR UM SEGREDO
- "NOW I NEED A PLACE DO HIDE AWAY"
- ANTENA 7
- AS "ZELITES" VOADORAS
- FUTEBOL?SÓ O IMORTAL TRICOLOR.
- GIUSEPPE E SEU BAMBINO
- OS MAIS BELOS SERMÕES
- ANTENA SEIS
- ANTENA CINCO
- O VASO QUEBRADO
- SI NON É VERO É BENE TROVATO*
- QUEIJOS, VINHOS E BONS AMIGOS
- OS BONS COMPANHEIROS
- O ESCORPIÃO PARANÓICO (REDUNDÂNCIA?)
- HUMOR JUDAICO
- O QUEIJO E SEUS BURACOS- UMA AVENTURA NO CHUY
- PESSIMISTAS A FAVOR
- COISAS DA VIDA E DA MORTE
- A PENA DE MORTE
- BONDES
- ANTENA QUATRO
- FELIZ COINCIDÊNCIA
- PASSAM OS AÑOS E ALGUNS À CASA TORNAM
- UMA VIAGEM AO COMEÇO DO BRASIL, OU SERIA O FIM?
- GOD SAVE THE KING: O PRIMEIRO E ÚNICO
- OBRAS DE ARTE?
-
▼
abril
(28)
Nenhum comentário:
Postar um comentário