terça-feira, 29 de abril de 2008

VOU CONTAR UM SEGREDO

Segredos estão na moda.
Temos livros, CD, ensaios e filmes sobre a matéria.
Um ditado antigo dizia que é impossível guardar segredo entre três pessoas ou mais, e o que é pior que com duas pessoas é necessário que uma mate a outra. E, eu acrescento e numa pessoa só é necessário que sofra do Mal de Alzheimer.
O Padre Antônio Vieira ( 1608-1697) já se preocupava com o tema.
Dizia ele, em um dos seus famosos Sermões:
“Nenhum segredo é segredo perfeito, senão o que passa a ser ignorância; porque o segredo que se sabe, pode-se dizer; o que se ignora, não se pode manifestar. Esta é a causa de os homens comumente não saberem guardar segredos; porque encomendam o segredo à memória, sendo que o haviam de encomendar ao esquecimento. O segredo encomendado à memória corre perigo; o segredo encomendado ao esquecimento está seguro. A razão é, porque o segredo encomendado à memória é cautela, e o que se guarda com cautela, pode-se perder: o segredo encomendado ao esquecimento é ignorância, e o que se ignora totalmente, não se pode manifestar.”
Se você quer mandar um recado para um desafeto, conte para uma pessoa amiga ou conhecida comum entre você e “ex-adversus”, que ele logo ficará sabendo. Não se esqueça de recomendar bem: olha não conta para ninguém, tá? Em breve, o recado chega às hostes inimigas.
Tem uma piada maravilhosa, cuja autoria não tenho a menor idéia, ou seja, está no domínio público. Um sujeito estava fazendo um cruzeiro pelos mares do sul, e o navio naufragou. Morreu quase todo mundo, sobraram ele e nada mais, nada menos do Sharon Stone. Os dois foram nadando até uma ilha deserta, como todo o náufrago que se preze.
Instalados lá os dois foram criando um relacionamento, até que o sujeito convenceu Sharon Stone a transar com ele, afinal de contas ela já estava em “jejum” por alguns dias.
Termina a farra, ele pediu para ela:
- Você podia botar a minha roupa e fingir que é meu amigo Bira?
Sharon Stone não entendeu nada, mas fez o que ele tinha pedido.
Vestiu a roupa do sujeito, e fazendo voz de homem perguntou ao dito cujo.
E, daí?
- Pô, Bira você não vai acreditar: eu comi a Sharon Stone!!!!
É claro uma notícia dessas não podia ficar em segredo, mesmo que fosse através de um pequeno teatro feito pelo sujeito. Ora, de que adiantaria conseguir transar com a Sharon Stone e ninguém ficar sabendo, não teria graça nenhuma.
O efeito da revelação de segredos é radial: o primeiro conta para o segundo, o qual tem um confidente; este também tem uma ou duas pessoas de sua inteira confiança; estes têm cada um uma pessoa com a qual trocam idéias, e que não costumam contar os segredos para ninguém... Em suma, fica entre nós e a Zero Hora, como eu costumo dizer, e cai na boca do mundo.
Em suma, se você quer manter um segredo, guarde-o para você, e morra com ele. Fora disto espere para ver espalhado o que você imaginava de foro íntimo.

Um comentário:

Unknown disse...

Assim não vale!Hoje mesmo escrevi sobre segredo.O segredo da vida!no orkut.o acaso acontece!BJS

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS