segunda-feira, 19 de julho de 2010

CAMINHOS

É ditado antigo: todos os caminhos levam a Roma. Acrescento: todos os caminhos são iguais, o que muda mesmo é o caminhante. A nossa maneira de ver, sentir e pisar na estrada é que faz o diferencial.
Não é por qualquer motivo que esta frase é do poeta Thiago de Melo: “Não tenho um caminho novo. O que eu tenho é um novo jeito de caminhar.” Só os poetas guardam este tipo de sensibilidade para saber.
Por outro lado, aqueles que somente escolhem os caminhos fáceis nada alcançam; mais vitórias têm aqueles que não se importam com os percalços da jornada, e sim com as glórias da chegada. Sêneca já dizia “O humilde e o tímido costumam seguir caminhos seguros; a coragem segue caminhos elevados.”
Em matéria de iluminação, temos que ser como os automóveis: na frente grandes faróis clareando os caminhos que virão; para trás pequenas lanternas somente para avisar quem nos está a seguir, ou quer passar por nós. Temos que estar sempre alertas com relação aos caminhos, pois as estradas passadas são meras referências, que pouco ou nada contribuirão para os caminhos vindouros.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS