O local era a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O ano certamente entre 1975 e 1979. Um colega, com um pouco mais de idade que a média dos alunos daquela aula, subiu os degraus onde normalmente ficava o professor, num nível acima dos alunos, e disse que estava ali para falar de liderança, pois tinha feito um curso sobre o assunto. Eu, e a maioria dos meus colegas, achamos que aquilo era uma chateação. Ele ficou ali longos minutos a discorrer sobre o tema. Não lembro sequer uma palavra do que ele disse. Lembrei hoje desta passagem de minha vida acadêmica, e fiquei a pensar o quanto era importante o assunto que aquele colega nos trazia, mas que naquele momento não nos tocava.
O líder é o chefe, o que comanda as ações; o que determina a atuação e as idéias do grupo. A liderança, em decorrência, seria o trabalho do líder, a forma de atuação dele sobre os comandados.
Creio que existe a liderança imposta de cima para baixo, e a liderança espontânea, ou seja, aquela que brota da admiração que têm os subordinados com o seu líder. Este tipo de líder é conhecido não pela dedicação de quem comanda, mas como também pela confiança dos que lhe estão acima.
É de Lao Tzu o seguinte pensamento: “O sábio perfeito eleva-se acima do povo porque é humilde. É o primeiro a querer servir e, dessa forma, é o verdadeiro líder. Muito embora se encontre acima do povo, ninguém sente seu peso. Ele domina, mas todos o amam.” Ele disse isso há mais ou menos 2500 anos.
O bom líder, sobretudo, é um bom ouvinte. O bom líder mais escuta do que fala. Ele se esforça para criar uma atmosfera favorável a diferentes opiniões, as quais são sempre bem-vindas. Delas, ele tira conclusões e toma decisões.
O líder deve saber exatamente quais são suas metas e as do grupo. Fundado nos objetivos traçados deve incutir confiança aos seus comandados, os fazendo compreender o quanto é importante o comprometimento deles com o grupo, obtém assim maior rendimento do que a mera vigilância, o controle e a sanção.
Ele entende a necessidade das pessoas. Procura conhecer a capacidade de cada uma delas. Com esse conhecimento as colocará em condições de maior desempenho, em favorecimento ao grupo.
O líder deve ser legitimado a partir de sua própria história de vida e de formação. O conhecimento dos subordinados deste “curriculum vitae” lhe atribuirá respeito.
O bom líder é motivador. Não por frágeis frases de efeito jogadas ao vento, mas por atitudes próprias do líder. O general prestigiado vai no meio da tropa, jamais na sua retaguarda.
Quem lidera sabe que não pode fazer tudo sozinho, daí a necessidade premente de delegar. O bom administrador não é aquele que tenta fazer o trabalho do subordinado, mas aquele que sabe colocar o subordinado exatamente no lugar certo.
O bom líder não teme as críticas, pelo contrário vai ao encontro delas. Ele busca nas opiniões contrárias subsídios para melhorar o seu desempenho. Já dizia Walter Doyle Staples: “Um líder eficaz não teme realizar reuniões regulares com sua equipe e perguntar: “Como estou me saindo como chefe de vocês?”.
José Osnir Vieira Vaz - 07.07.2010 - Porto Alegre -RS
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
julho
(34)
- PODIA ANTES?
- OSNIR: UM PROVINCIANO CONSERVADOR, OU VICE-VERSA.
- UM LUGAR ONDE O TEMPO CAMINHA SEM CHEGAR
- IMPOSSÍVEL NÃO QUERER BEM
- UMA PLÁ SOBRE AS ELEIÇÕES
- VOLTA HONESTA E MERECIDA
- CONCEITOS FINAIS
- UM VERDADEIRO GENTLEMAN
- APRESENTAR? NÃO CARECE; EXPLICAR? O QUÊ? FALAR MAL...
- ERA SÓ O QUE FALTAVA
- PAPAI NOEL, MUI AMIGO
- CAMINHOS
- ENCONTRO DE BENTO
- GENTE QUE SE GOSTA
- TÁ, TÁ, NÃO PRECISA LATIR: VOCÊ ESTÁ AQUI TAMBÉM
- MORRE MAIS UM JORNAL: PERDEMOS NÓS, OS LEITORES.
- QUATRO DEDOS NA COPA
- NADA DE GARFIELD, MAQUINHO É O MAIOR
- IMPRENSA ENGAJADA?
- COPA MAIS VAZIA QUE BONDE FANTASMA
- TTI TERCEIRA PROVA
- HÉLIO BICUDO FALOU E DISSE
- ADVOCATUS
- SAIU IGUALZITA AO PAI
- UM BREVE ENSAIO SOBRE LIDERANÇA
- IN-TELE-C-TUAIS
- TELE-CHATOS
- A ÚLTIMA TRINCHEIRA DA BOA CULTURA POLÍTICA: RS
- RECEPÇÃO PARA VERINHA - UFRGS 79
- O PITTA DE LULA
- DUNGA É O ANÃO DUNGA?NÃO!
- SANTA INGENUIDADE
- QUE ALÍVIO!
- ESTE DUNGA!
-
▼
julho
(34)
Nenhum comentário:
Postar um comentário