domingo, 4 de julho de 2010

DUNGA É O ANÃO DUNGA?NÃO!

A fábula da Branca de Neve e os Sete Anões era uma tradição oral alemã, e que foi eternizada na genialidade dos irmãos Grimm. Nela, a figura da Branca de Neve não tem nada de especial, era somente uma chata. O que interessa mesmo é os anões.
São sete no total, distribuindo-se entre eles estereotípicos diversos.
Temos o FELIZ; ATCHIM; MESTRE; ZANGADO; SONECA; DENGOSO; DUNGA.
O Mestre seria a figura do manda-chuvas; o guia; o sargentão; no subconsciente a figura do superego; o censor; a figura do pai ou da mãe como dominante ou repressora; o cônjuge que eclipsa o outro.
O Atchim seria a figura frágil; doente ou o hipocondríaco; no espirro a revelação de sua defesa hipossuficiente,
O Soneca seria a figura do desligado; a pessoa que não está nem aí para o mundo; a irresponsável; a pessoa em que não se pode confiar, pois lhe falta a vigilância.
O Dengoso seria a figura do carente de carinho; em linguagem moderna a patricinha ou o patricinho; a pessoa frágil; muito associado à idéia do gay.
O Feliz seria a figura do otimista; o sujeito que sempre tem uma palavra de conforto; o sujeito que sempre tem uma solução para tudo; aquele que vê sempre um fundo de bondade; o que não vê malícia em nada.
O Zangado seria a figura do pessimista; o sujeito que aos 12 anos ganha a primeira bicicleta, e já vai pensando que vai cair dela; que vai quebrar o braço; que os garotos da Zona Norte vão roubá-la; que o pai vai bater nele por ter deixado roubar o presente.  O sujeito que vê em tudo o negativo. Já levanta de mau humor, e dorme raivoso.
O Dunga seria a figura mais difícil de descrever, mas acho que seria uma pessoa de estatura  pequena e brincalhona; a mais infantil dos anões. Nos filmes de Disney,  ele não fala, somente ri.
Fiz esta descrição para dizer que o técnico da seleção brasileira, que teve este apelido somente por ser uma criança muito pequena, não tem nada do anão Dunga de Grimm ou de Disney, ele sempre esteve mais para Mestre; não é Atchim, pois esbanja saúde; não é Soneca por ser muito trabalhador; não é Dengoso por ser uma pessoa muito forte; não é o Feliz porque é um homem fincado na realidade, mesmo que dura; pode ser o Zangado? Acho que não, pois embora tivesse uma relação dura com a imprensa, tinha um relacionamento muito bom com os jogadores. Acho que o tratamento que a imprensa sempre lhe deu fui pior do que o tratamento que ele apresentava no relacionamento com a mídia; Dunga treinador não pode ser Dunga anão, pois é pessoa madura, séria e de boa comunicação, embora, não raro dura.

Assim, qualquer ilação de Dunga treinador com os sete anões é totalmente descabida, sendo possível somente no campo da galhofa, que acho não ser merecida para pessoa tão séria e trabalhadora quanto ele.


Nenhum comentário:

Arquivo do blog

QUEM É ESTE ESCORPIÃO?

Minha foto
PORTO ALEGRE, RIO GRANDE DO SUL, Brazil
EU E MINHAS CIRCUNSTÂNCIAS