Há muito tempo venho dizendo que estamos nos encaminhando para o caos econômico. Infelizmente, devo estar certo, pois já tenho lido em alguns jornais do pais, ainda timidamente, algumas de minhas teses sobre economia.
A primeira delas: a violenta valorização do real se dá face a entrada maciça de dinheiro do exterior, a busca de juros extremamente altos. Estes dólares buscarão outras paragens se aqui deixar de ser interessante. A valorização do real torna nossas exportações caras e nossas importações baratas. Isto estimula a entrada de mercadorias, sobretudo as manufaturadas, em detrimento da industrial nacional. Felizmente o setor de serviços tem compensado esta perda na indústria. Até quando não se sabe.
A segunda, o governo face a entrada maciça de dólares tem comprado bilhões de dólares que estufam nossas reservas e tem um custo interno muito grande. Este custo interno paga 12 por cento de juros ao ano. Com isto também aumenta a dívida interna que já encosta nos 2 trilhões de dólares.
A terceira, o pais não pode continuar a pagar juros altos para rolar a dívida interna e honrar a dívida externa. É isto mesmo, a dívida externa não foi paga como apregoam os petês. Ela ainda existe. O que foi pago e adiantadamente, numa manobra burra foi o FMI. Digo burra por que o juro do FMI é o mais barato do mundo. Quem paga credor barato para ficar com credor caro não é nada inteligente.
O governo dos petês aumentou violentamente os gastos públicos, incluindo o número de funcionários públicos. Para manter este aparato será necessária uma maior arrecadação, o que significa aumento de impostos.
O que nos tem salvado nos últimos dez anos são os ventos favoráveis à economia mundial, o que parece estar chegando ao fim. No ano passado, tivemos uma zona de turbulência, que foi segurada pelas reservas pesadas acumuladas. A marola durou pouco. Como nos comportarem diante não de uma pequena agitação, mas de uma grande bronca mundial não posso prever.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
outubro
(30)
- UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA
- MAQUIAGEM
- MORE FALSE THAN TREE DOLLAR BILL
- FICHA SUJA FORA, JÁ!
- TIRIRICA
- ROMA, CAPUT MUNDI, REGIT ORBIS FRENA ROTUNDI*
- UMA BICA, SE FAZ FAVOR.
- GAY PORT
- QUE INJUSTIÇA!
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO – TOMO X
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO IX
- POR AQUI É IGUALZINHO
- ESTOU ENXERGANDO OS QUATRO CAVALEIROS
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VIII
- JÁ PROJETEI MINHA ARCA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO- TOMO VII
- BRONCA À VISTA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VII
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VI
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VI
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO V
- FILHO DA SABEDORIA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO IV
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO III
- NOTAS DE TRÊS REAIS
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO* - TOMO II
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO (TOMO I)
- NA PESSOA DE GERALDINA UM ABRAÇO A TODOS OS PROFES...
- CONTRA PARA GANHAR VOTINHOS
- UMA BREVE RESENHA DE UM PASSEIO AO VELHO MUNDO
-
▼
outubro
(30)
Nenhum comentário:
Postar um comentário