O Supremo Tribunal Federal julgou ontem uma ação onde Jarbas Barbalho pedia a não aplicação da Lei da Ficha Limpa (ou Suja) nas atuais eleições. O tese é a de que a lei não pode retroagir.Não posso deixar de dar minha opinião.
O STF teve empatada a votação, ou seja, cinco a cinco. Acontece que normalmente a Corte Suprema é composta por 11 Ministros. Há pouco tempo tivemos a aposentadoria do Ministro Eros Grau. Com isso, o Excelso Pretório restou com uma composição par, o que não é recomendável.
Após empate, foi posto em votação se o Tribunal julgaria ou não, pois o empate por si só não resolveria o caso.O Tribunal decidou que decidiria naquela assentada.
Finalmente, por obra e graça do Ministro Celso de Mello, o decano do Tribunal, foi apresentada a tese de que, e não havendo o autor da ação conseguido alcançar a maioria dos membros do tribunal, ou seja, mais da metade o recurso deveria ser julgado improcedente ou não provido. O Tribunal por 7 votos a 3 acolheu a tese de Celso de Mello, mantendo assim a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que mandava aplicar imediatamente a Lei da Ficha Limpa(ou Suja). Com isso a eleição de Jarbas Barbalho como Senador estava anulada por nulidade de sua candidatura.
Vejo no episódio duas posições: a primeira, é que juridicamente não pode a lei retroagir para condenar alguém. É uma questão de segurança jurídica. Se não havia lei, e eu transgredi, poderia não tê-lo feito se a proibição fosse pré-existente, e portanto não seria punido; a segunda, é que a lei tem uma força moral incrível, e realmente há muito estávamos precisando dela.
A lei está fazendo o papel que o eleitor brasileiro não quer fazer. Os nossos eleitores elegem tudo quanto é safado; reconduz quem foi cassado; elege réus confessos; prestigia quem é protótipo do mal político.
Existem duas pessoas inviáveis dentro de mim: a primeira, a que os meus inimigos imaginam; a segunda, a que os meus amigos propagandeiam.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2010
(336)
-
▼
outubro
(30)
- UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA
- MAQUIAGEM
- MORE FALSE THAN TREE DOLLAR BILL
- FICHA SUJA FORA, JÁ!
- TIRIRICA
- ROMA, CAPUT MUNDI, REGIT ORBIS FRENA ROTUNDI*
- UMA BICA, SE FAZ FAVOR.
- GAY PORT
- QUE INJUSTIÇA!
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO – TOMO X
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO IX
- POR AQUI É IGUALZINHO
- ESTOU ENXERGANDO OS QUATRO CAVALEIROS
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VIII
- JÁ PROJETEI MINHA ARCA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO- TOMO VII
- BRONCA À VISTA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VII
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VI
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO VI
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO V
- FILHO DA SABEDORIA
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO IV
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO - TOMO III
- NOTAS DE TRÊS REAIS
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO* - TOMO II
- UMA VIRGEM E UM ESCORPIÃO NO VELHO MUNDO (TOMO I)
- NA PESSOA DE GERALDINA UM ABRAÇO A TODOS OS PROFES...
- CONTRA PARA GANHAR VOTINHOS
- UMA BREVE RESENHA DE UM PASSEIO AO VELHO MUNDO
-
▼
outubro
(30)
Nenhum comentário:
Postar um comentário